Páginas

domingo, 20 de agosto de 2017

Blog do Gilson Filho: Van Pelt deputada federal?


Van Pelt Deputada ?
 Pela segunda vez  um candidato é ‘ovocionado’ na Única, a mais tradicional cafeteria de Ribeirão Preto.
Alckmin também levou ovo, no mesmo local, durante a campanha eleitoral de Duarte Nogueira à Prefeitura.
Mas desta vez, apesar da imprensa fazer ‘cara de paisagem’, a repercussão foi incalculável.
Gabrielle Van Pelt, ‘mitou’ nas redes sociais.

Mitou, é gíria  recente no Brasil.  Significa ‘transformar em mito’, ou refere-se a algo que foi feito com excepcionalidade, maestria e perfeição. Enfim, Van Pelt fez, o que muita gente faria se tivesse coragem…
Nas redes sociais, asseclas de Bolsonaro, tentaram desqualificar Gabrielle. Van Pelt, após ovada, vira alvo de bolsominions.
Invadiram perfil e encheram sua página com comentários de ódio. Após o episódio, surgiram notícias falsas a seu respeito, como a de que ela foi presa sob suspeita de infectar homens e mulheres com Aids, e outras bobagens…
Mas como diria Plínio Marcos, “tudo tem um porém…”
E o porém é que, nesta situação,  a reatividade acabou gerando situação positiva para a militante do PCdoB. Van Pelt ganhou notoriedade internacional. Mitou.
“É como massa de pão, quanto mais batem, mais cresce…”, diz o Cientista Político, Mário Paulino.
Assim, o debate Gabrille Van Pelt, ganhou as redes sociais. Se provocou revolta, também chamou muita atenção pela coragem, audácia.
E afinal quem é Gabrielle Van Pelt ?
Sabe-se que não nasceu na Única. É militante respeitada no PCdoB/UJS. Vice-presidente regional da UEE (União Estadual dos Estudantes):
“Para quem não conhece, Gabriela Van Pelt é militante de peso, inteligentíssima, dotada de um coração enorme e de uma coragem infinita.  Sim! Gabi presenteou a todos nós, LGBTs, negros(as), mulheres, ou seja,os excluídos e expropriados pelas ações de ódio legitimadas pelo discurso de ódio. Ela nos presenteou ao ter feito o que muitos desejam e poucos tem coragem. Ela enfrentou, cara-a-cara, o fascismo personificado. Com um ovo jogado no deputado nazista, ela deu voz a quem é silenciado pelo racismo, machismo e LGBT fobia, que esse deputado representa”,  escreveu Roberto Barros,  aluno de pós Graduação – doutorando/FCFRP-USP”.
Fico sabendo que para evitar protagonismo, Van Pelt tem procurado ficar longe de entrevistas. Atitude coerente para uma militante de esquerda. Limitou-se publicar uma nota no Facebook, 72 horas depois do ocorrido:
“Eu queria registrar algumas coisas destas minhas últimas 72 horas. A primeira coisa é que não devo pedido de desculpas ao “”deputado” Jair Messias Bolsonaro, essa figura patética, vazia e sem projeto. Este senhor é a personificação do ódio e da mediocridade. Quem propaga abertamente o ódio a gays, mulheres, negros, indígenas, minorias etc… Não tem meu respeito. E também não me põe medo. Nenhum.
Se valer da liberdade de expressão pra dizer que “não entraria em um avião pilotado por um cotista e que nem aceitaria ser operado por um médico cotista”, por exemplo, ou dizer ainda que “ter filho gay é falta de porrada!” chega a ser criminoso! Por isso,afirmo: é preciso combatê-lo, porque idéias  que propaga são como pólvora, e ninguém sabe onde e como vão explodir… Quero também agradecer a todas e todos que se solidarizaram e me deram apoio de alguma forma.  Principalmente meus amigos, os meus companheiros de militância da UJS, minha família! E saibam: todo o apoio que tenho recebido tem sido muito importante pra mim! Os ataques não cessam. Soube também que ‘diveeersas’ pessoas, amigos e familiares tem sido vítimas de ameaça virtual do fã club ajuizado deste deputado. Cuidado, meus amores! Não deem corda, processem estas pessoas! Ah, também não namoro a filha da Maria do Rosário, tá bom? rs”
PCdoB
A atitude de Van Pelt também repercutiu nos altos escalões do PCdoB. E não poderia ser ao contrário.
Apesar de ter deixado o partido a algum tempo, guardo lá caros amigos e ‘fontes seguras’. Que Van Pelt não se assuste se, brevemente, for convidada  a integrar  chapa do PCdoB à Câmara Federal, já para as  próximas eleições.
*Gilson Filho é editor deste Blog e Ornitólogo amador. Reside em Jacupiranga,município do estado de São Paulo, no Brasil. Localiza-se a uma latitude 24º41’33” sul e a uma longitude48º00’08” oeste, estando a uma altitude média de 33 metros. Sua população estimada em 2004 era de 18 380 habitantes.

Nenhum comentário:

PL cria marco regulatório para a promoção da agroecologia no País

  O modo de produção agroflorestal, além de produzir mais que a monocultura, ainda desenvolve o meio ambiente. Foto: Arquivo/Filipe Augusto ...