Páginas

terça-feira, 16 de julho de 2019

Incêndio ocorrido na Comunidade Nova Vila União representa o descaso do poder público com a população


À direita do rapaz de bermuda, consumido pelo fogo, o espaço vazio era um barraco.
Fotos: Filipe Peres


Para a liderança da Comunidade Nova Vila União e representante da União dos Movimentos de Moradia (UMM), Wallace Bill, o incêndio ocorrido, hoje, pela manhã, representa o descaso do poder público com a população:"É um pessoal que está abandonado pelo poder público. Se hoje nós estamos nessa situação é porque o Prefeito nos deixou viver desse modo, é porque o Governador não liga para a gente", afirmou Wallace.


Para o representante da União dos Movimentos de Moradia (UMM), ao invés de pedir reintegração de posse, falta ao poder público olhar mais para o modo como as pessoas estão vivendo nas ocupações urbanas. Bill, ainda salientou que, caso alguém deseje ajudar os atingidos, pode entrar na página do Facebook da Comunidade (Comunidade Nova Vila União Ribeirão Preto). De acordo com a liderança comunitária, as famílias atingidas estão precisando de tudo, desde alimentos até móveis para a casa.

Veja o vídeo:


Um dos moradores atingidos, Marcus Vinicius, falou sobre como tudo ocorreu. De acordo com o seu relato, o fogo começou por volta das 07:20 da manhã por meio de um curto circuito no fio, levando o fogo a se espalhar pelo barraco dele e do vizinho: "O do vizinho ainda deu para salvar um pouco. O nosso, a gente perdeu tudo", afirmou.

Veja o vídeo:



Entenda o caso dos moradores da Comunidade Nova Vila União


Sem assistência do poder público, moradores da comunidade Nova Vila União não foram trabalhar para ajudarem na limpeza dos terrenos atingidos pelo fogo.


Em disputa com a prefeitura desde 2015, a pedido da Prefeitura de Ribeirão Preto, já durante o mandato de Duarte Nogueira (PSDB), o juiz Reginaldo Siqueira pediu a aceleração da reintegração de posse do terreno em que vivem, atualmente, cerca de 280 famílias, favorecendo o poder executivo e ignorando as reuniões que haviam sido realizadas entre o Secretário de Planejamento, Edson Ortega, com o Conselho de Moradia e moradores da Vila União. 

Após uma ocupação realizada pelos moradores da Nova Vila União em frente ao Palácio Rio Branco, em fevereiro de 2019, uma nova data foi acordada para que a reintegração ocorra. Entretanto, o poder público, até o momento, continua sem apresentar uma solução para o problema de moradia dessas quase 280 famílias.

O que reinvidicam os moradores da Comunidade Nova Vila União


Faltava, apenas, uma parcela para que esta moto fosse completamente quitada pelo trabalhador.

As famílias que vivem na Vila União desejam o aprofundamento do estudo relacionado ao HIS (Habitação de Interesse Social) para atender a população que está na área de ocupação. Outro ponto apontado pelas lideranças da Comunidade é o fato de a prefeitura não estar cumprindo o artigo 127 do Plano Diretor, lei 2866/2018. Este artigo determina que o município precisa pagar um aluguel social:

V - "estimular a produção de habitações de interesse social, para venda ou aluguel, dando preferência para o atendimento de famílias com renda de até 3 salários mínimos"

Mais fotos:
O fogo começou por meio de um curto circuito.

Morador mostra livros didáticos queimados.
Os moradores precisam de doações.
Moradores se uniram em mutirão para ajudarem as vítimas.




Nenhum comentário:

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...