Páginas

quinta-feira, 4 de julho de 2019

O Governo brasileiro deve imediatamente parar as investigações sobre Gleen Greenwald e o The Intercept Brasil

Organizações internacionais de liberdade de imprensa têm denunciado o ministro da Justiça, Ségio Moro, por utilizar a Polícia Federal para "investigar" o jornalista Gleen Greenwald devido as reportagens publicadas pelo The Intercept Brasil que mostram sérias evidências de corrupção envolvendo o ex-juiz e agora Ministro do governo Bolsonaro.
Foto: Lula Marques/Fotos Públicas

Por Freedom Press Foundation
Promovendo a liberdade de imprensa no século 21
Tradução livre: Filipe Peres

No mês passado, o The Intercept Brasil e o seu editor fundador Gleen Grenwald publicaram uma série de artigos investigativos colocando sérias evidências de corrupção envolvendo Sérgio Moro, o Ministro da Justiça do país. Moro é também um ex-juiz que prendeu o ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tornando-o inelegível à corrida presidencial de 2018 a qual o atual Presidente brasileiro Jair Bolsonaro venceu.



A reportagem causou ondas de choque em todo o establishment político do Brasil, e tem sido a principal história do país por semanas. Isto também tem levado a muitas ameaças específicas contra membros do The Intercept Brasil, Greenwald e sua família. As ameaças foram denunciadas por várias organizações internacionais de liberdade de imprensa, incluindo o Comitê para a Proteção de Jornalistas e Repórteres Sem Fronteiras (Greenwald também é membro fundador da Freedom of Press Foundation.)

Agora, os ataques de Bolsonaro e Moro foram severamente escalados. A polícia federal brasileira solicitou formalmente uma investigação sobre as finanças de Greenwald, de acordo com uma revista de direita no Brasil que é frequentemente citada e usada como porta-voz por Moro e os mesmos promotores que estão sendo investigados pela The Intercept Brasil.

O mais perturbador é que a Polícia Federal - o equivalente brasileiro do FBI - está sob o comando de Moro, a única pessoa que Greenwald e The Intercept Brasil estão reportando. Acredita-se que a investigação seja um pretexto que possa levar o governo brasileiro a julgar Greenwald e seus colegas jornalistas por suas publicações.

O diretor executivo da Freedom of the Press Foundation, Trevor Timm, fez a seguinte declaração:

Investigar criminalmente o jornalista Gleen Greenwald por reportar sobre corrupção dentro do governo de Bolsonaro é uma violação chocante de seus direitos como repórter. Pior, a mesma pessoa que é o principal assunto da reportagem do The Intercept - o ministro da Justiça, Sérgio Moro - também teria autoridade final sobre qualquer investigação da Polícia Federal. Não é apenas um ataque ultrajante à liberdade de imprensa, mas um abuso grosseiro de poder. Os jornalistas não devem se preocupar com assédio, ameaças de morte ou enfrentar investigações do governo por relatar a verdade sobre pessoas poderosas. A Freedom of the Press Foundation pede que o governo brasileiro suspenda imediatamente suas táticas de intimidação e se concentre em investigar aqueles que o merecem: os assuntos do The Intercept Brasil.

A Freedom of the Press Foundation terá mais sobre esta história à medida que ela se desenvolve.

Veja o link: Freedom Press Foundation


Nenhum comentário:

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...