Páginas

quarta-feira, 9 de setembro de 2020

Confissões do Latifúndio


Reivindicando a terra para fim de reforma agrária, o Acampamento Campo e Cidade Paulo Botelho já enfrentou por dois incêndios/queimadas suspeitos/as desde março.
Foto: Filipe Augusto Peres

Hoje, dia 8 de setembro, fez um mês da Páscoa de Dom Pedro Casaldáliga. Poeta, Profeta, Místico, defensor da Teologia da Libertação, da volta ao Cristo Primitivo, o Cristo dos Pobres. Este poema, de sua autoria, mostra a atualidade da sua luta. Pedro não foi. Pedro É.

Confissões do Latifúndio

Por onde passei,
plantei
a cerca farpada,
plantei a queimada.
Por onde passei,
plantei
a morte matada.


Por onde passei,
matei
a tribo calada,
a roça suada,
a terra esperada…
Por onde passei,
tendo tudo em lei,
eu plantei o nada.

Pedro Casaldáliga
(Bispo retirado de Sao Felix do araguaia, MT)


Entenda o caso

Desde o dia 9 de março, as famílias do MST e da UMM ocupam a área da antiga RFFSA (Rede Ferroviária Federal S.A.), hoje administrada pela SPU (Secretaria do Patrimônio da União), município de Jardinópolis.
Antes da ocupação, o local era utilizado ilegalmente por empresas para a produção de cana-de-açúcar e como lixão de rejeitos agroindustriais. O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra exige há anos que esta terra e outras pertencentes à SPU sejam destinadas para fins de Reforma Agrária.

Nenhum comentário:

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...