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sábado, 19 de outubro de 2019

Uma Ribeirão para além da zona sul


Mauro de Castro Freitas é arquiteto e urbanista formado em 1970, pela Universidade Federal de Minas Gerais. Nasceu em São Paulo e mora em Ribeirão Preto desde 1974, é coordenador regional da União dos Movimentos de Moradia. No primeiro governo de Antonio Palocci, entre 1993 e 1996, Freitas foi secretário de Planejamento da Prefeitura e também presidente da Cohab-RP.
Neste Papo no Calçadão o arquiteto e urbanista Mauro de Castro Freitas aborda temas dobre o desenvolvimento da cidade de Ribeirão numa visão inclusiva, uma cidade para todos e todas. Transporte rápido nos parques lineares e antigas linhas de trens que cortam a cidade.
A ideia é aproveitar todos os fundos de vales e as margens dos córregos, com a preservação ao longo dos córregos e faixas expressas para veículos rápidos como o BRT. Nas cidades acima de 1 milhão de habitantes, pode- se viabilizar veículos sob trilhos que seria o metrô de superfície ou o VLT, veículo leve sobre trilhos. Ribeirão precisa se preparar para este projeto.
Áreas de lazer nos parques lineares nas margens dos córregos. Mauro fala que a partir da rotatória Amim Calil até o Anel Viário, poderia haver um parque com equipamentos, bem iluminado para a população utilizar durante a noite. Um projeto possível de ser realizado com pouco investimento. O transporte coletivo, o centro administrativo, e urbanização de favelas e projetos habitacionais também foram temas de nossa conversa.
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