Páginas

segunda-feira, 29 de junho de 2020

A educação em tempos de crise: precarização, terceirização e descaminhos




Neste último sábado (27 de junho) os professores Danilo Valentim (Aproferp), Fábio Sardinha (Apeoesp) e Roberto Tofolli (Apeoesp) participaram de uma live no Blog O Calçadão tratando sobre a educação em tempos de crise.

Para Danilo Valentim, representante da Aproferp, a pandemia, com a consequente suspensão das aulas presenciais, escancarou as desigualdades sociais, principalmente na comparação entre as escolas públicas e as particulares. Na rede municipal de ensino houve uma articulação com a plataforma virtual disponibilizada pelo governo do estado. E, dentro dessa perspectiva, os alunos mais carentes são os que mais sofrem. Nesse cenário, há um aprofundamento da exclusão. Para Roberto Tofolli, representante da Apeoesp, a crise da educação não é de hoje. No estado de São Paulo a crise se dá durante todo o período de governo do PSDB, um governo que não valoriza a escola pública nem os profissionais da educação. A pandemia só demonstrou toda essa realidade. Tofolli ainda salienta que os profissionais da educação não têm aumento de salário há mais de 3 anos. Para Fábio Sardinha, Diretor Estadual da Apeoesp, o problema do município é que o Plano Municipal da Educação, discutido e encaminhado desde 2015, ainda não foi implementado, precarizando e não dando parâmetros para a educação. E no estado de São Paulo a situação é a mesma, com o governo estadual não investindo para atingir as metas estabelecidas no Plano Estadual de Educação.

Assista a live e acompanhe o debate completo: os professores e alunos terão de voltar para as aulas presenciais em plena pandemia?


 

Nenhum comentário:

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...