Páginas

quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

STF estende Despejo Zero até final de março

 Notícia 


Decisão beneficiará 123 mil famílias do campo e da cidade.
Foto: Filipe Augusto Peres 

O ministro Luís Roberto Barroso, do STF, estendeu nesta quarta (1) até 31 de março de 2022, a suspensão de despejos, remoções forçadas e as desocupações por causa da pandemia da Covid-19. A medida valerá para reintegrações de posse em imóveis de moradia coletiva ou de área produtiva de populações vulneráveis.

Na decisão, Luís Roberto determinou que a medida vale tanto para imóveis de áreas urbanas quando de áreas rurais.

Barroso entendeu que a medida é urgente diante da existência de 123 mil famílias ameaçadas de despejo no país. Outro ponto é o agravamento das condições socioeconômicas no país, o que provoca risco de aumento do número de desabrigados.

Segundo o ministro, a crise sanitária não foi ultrapassada, justificando, desse modo,  a prorrogação da suspensão de despejos e desocupações por mais alguns meses.

Em sua decisão, o ministro do STF salientou que houve omissão em relação aos imóveis de áreas rurais no Congresso.

“Não há justificativa razoável para se proteger pessoas em situação de vulnerabilidade nas cidades e não no campo, ainda mais quando noticiados casos de desocupações violentas em áreas rurais. A Lei nº 14.216/2021, nessa parte, cria uma distinção desproporcional e protege de forma insuficiente pessoas que habitam áreas rurais, distorção que deve ser corrigida na via judicial”, diz o ministro.

Leia a decisão na íntegra: ADPF 828

Fonte: stf.jus.br

Nenhum comentário:

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...