Páginas

sexta-feira, 17 de maio de 2019

Vem aí o Enem de Bolsonado, segure-se quem puder


O governo Bolsonaro, eleito na terrível eleição de 2019, quando 57 milhões de brasileiros depositaram ódio e desconhecimento nas urnas, é uma peça de tragicomédia. 

Mistura militares aposentados com cabeça pré-64, obscurantistas e astrólogos macartistas de todo tipo e duas alas que, aos poucos, buscam se descolar, evangélicos neopentecostais  e javajatenses moristas.

Todos primam pela incompetência, amadorismo, extravagância e pouco apreço pela democracia, inclusive o Paulo Guedes, o operador do balcão de negócios dos bancos que responde pela economia desastrosa do governo.

Nunca, "na história desse país", a instituição Presidência da República foi tão rebaixada quanto agora pela figura tosca, estúpida e ignorante do atual presidente, e o mesmo se pode dizer do governo como um todo.

Outro dia o 'chanceler' Ernesto foi fazer um périplo por países do leste europeu, visitando representantes do tal "populismo de direita", uma espécie de neofascismo brega, na Hungria e Polônia. Tirou foto em frente a imagem de um rei polonês que hoje é símbolo de supremacistas brancos na Europa.

Na educação, onde a continuidade de políticas de Estado são fundamentais, o que predomina é o caos. O atual ministro, que na verdade é um carniceiro da educação, ao advogar corte de verbas e importância na própria pasta, deu continuidade de maneira mais violenta e arrogante à cruzada de luta contra o "marxismo cultural" inventado por um guru astrólogo que mora nos EUA.

A total desorganização no MEC foi agravada com um corte de verbas fora dos padrões aceitáveis, comprometendo o funcionamento da estrutura educacional brasileira. No ensino superior o quadro é ainda pior, porque os cortes se somam a uma campanha de difamação de universidades públicas, seus professores e seus alunos.


O ensino superior público, em universidades e institutos federais, atende 70% de alunos filhos de trabalhadores e trabalhadoras e produz quase 90% da pesquisa científica brasileira. No caso dos Institutos Federais, o processo de inclusão social em mais de 400 municípios do país é extraordinário.

Contra isso atua a milícia bolsonarista instalada no MEC. E contra a tentativa de destruição da educação brasileira se uniram estudantes e professores no último dia 15, colocando 2 milhões de pessoas nas ruas do país.

Mas fica a pergunta: o que será do Enem esse ano?

A gráfica que imprimia as provas faliu. O INEP sofre tentativas de interferência por parte do ministro bolsonarista, inclusive com intenção de acessar informações sigilosas de alunos e professores. O próprio Presidente e seus assessores insinuam desde o início do governo com a possibilidade de terem acesso ao conteúdo da prova para realizar uma 'blitz ideológica', ferindo de morte o fundamental sigilo do exame.

Entre 2003 e 2018, o Enem se transformou em uma política pública de reconhecido sucesso. Associado a uma série de políticas articuladas de inclusão, permanência e busca pela qualidade, o Enem se tornou o grande caminho de oportunidades para o acesso republicano de milhões de jovens, principalmente os mais pobres, à educação superior no Brasil.

Mas em 2019 o Enem se torna uma incógnita, se somando às angústias diárias produzidas por um governo ideológico e incompetente. Um governo que se encaixa perfeitamente na fala do atual presidente que, em um almoço na embaixada brasileira em Washington, afirmou que é preciso desconstruir o Brasil antes de pensar em construir alguma coisa.

Coloquem os cintos.


Blog O Calçadão


Nenhum comentário:

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...