Páginas

sexta-feira, 14 de junho de 2019

14 de junho: Ribeirão Preto contra a reforma da previdência

Fotos Filipe Peres
Na manhã desta sexta-feira cerca de 1500 pessoas de diversas categorias profissionais se uniram a estudantes e demais movimentos sociais em uma manifestação contra a proposta de privatização da previdência pública encaminhada ao Congresso pelo banqueiro Paulo Guedes, ministro da economia do governo de extrema direita de Bolsonaro.



A manifestação se somou ao calendário nacional de greve geral definido pelas mais importantes centrais sindicais do país.

Os estudantes, que já organizaram duas grandes manifestações nacionais em defesa da educação, nos dias 15 e 30 de maio, também se juntaram na greve geral, unificando a luta por direitos sociais, defesa também expressa pelos movimentos sociais que lutam por moradia, como a União Nacional por Moradia, e os que lutam por reforma agrária, como o MST, presentes na manifestação.




Foi grande a presença de trabalhadoras na manifestação, pois os dados levantados sobre a proposta do banqueiro Guedes mostra que a reforma ataca mais duramente as mulheres, aumentando o tempo da idade mínima e o tempo de contribuição de um conjunto de trabalhadoras que fazem jornadas triplas, trabalham por mais tempo e recebem menores salários.



A manifestação saiu de frente da Câmara municipal em direção à Prefeitura, no centro da cidade, passando pelos terminais de ônibus e pelas ruas principais de comércio. Manifestantes aproveitaram para realizar uma panfletagem de conscientização da população.







Blog O Calçadão

Nenhum comentário:

Casos de Dengue e Chikungunya explodem em Ribeirão Preto

  Casos de Dengue e Chikungunya explodem em Ribeirão Preto Foto: Fotos Públicas/ FreePik Em relação ao mesmo período de 2023, município apre...