Páginas

sexta-feira, 21 de junho de 2019

Institutos Federais, o melhor modelo de educação pública

IF's o modelo que deve ser a base da
educação pública brasileira
Você já imaginou um sistema de educação pública gratuita, de formação propedêutica e técnica, do ensino básico à pós-graduação, no período integral, atendendo majoritariamente alunos oriundos de famílias de trabalhadores, com resultados melhores do que o de escolas particulares, com gestão democrática, propiciando a pesquisa e os projetos de extensão aos alunos desde o ensino médio e onde os profissionais educadores tenham bons salários e bons planos de carreira e toda a estrutura física e pedagógica para trabalhar?

Esse talvez seja o modelo sonhado tanto pelos pais quanto pelos professores, e ele existe e se chama Instituto Federal de Educação Básica, Técnica e Tecnológica. Um projeto criado em 2008 englobando quase um século de história, desenvolvimento e expertise no ensino técnico e profissionalizante brasileiro com as propostas de melhoria da educação pública discutidas nos Planos Nacionais de Educação.

Hoje são mais de 640 campi espalhados por todos os Estados do Brasil e municípios pequenos, médios e grandes, em locais onde a presença do campus do Instituto Federal pode servir como centro de impulsionamento do desenvolvimento com geração de riqueza, renda e oportunidades.

Em São Paulo o Instituto Federal está presente em 36 municípios de todas as regiões do Estado. O objetivo claro de cada um dos campi é atuar para mudar a realidade local, através do ensino de qualidade (com resultados melhores do que o de escolas particulares, escolas militares e demais escolas públicas), da pesquisa voltada para as vocações econômicas locais e dos projetos de extensão capazes de aproximar a comunidade da escola e de produzir ações que deem oportunidade de trabalho e renda para a população.


No Instituto Federal de São Paulo está ocorrendo a criação de Núcleos de Economia Solidária nos diversos campi, propiciando a atuação através de projetos de extensão nas mais diversas atividades e campos econômicos.

Dois exemplos importantes são as ações de organização comunitária no ramo da reciclagem e da produção orgânica de alimentos. Os Núcleos de Economia Solidária ajudam no processo de organização de cooperativas populares de autogestão. O trabalho se dá em parceria com o Poder Público local, propiciando a implantação da coleta seletiva de lixo, separação do material reciclável e destinação correta, gerando renda aos trabalhadores e benefícios econômicos ao município. Na produção de alimentos, a importância se dá na abertura de canais de comercialização da produção familiar que acontece nas franjas urbanas de todos os municípios, gerando renda e levando alimentos saudáveis e conscientização para as pessoas. 

Esses são só alguns dos inúmeros exemplos positivos gerados pela presença de um Instituto Federal em uma cidade. Sempre com a participação direta dos alunos em todas as áreas, inclusive na definição dos destinos da própria instituição, uma vez que tudo é votado e decidido democraticamente.

Esse modelo de sucesso precisa se tornar o padrão de educação pública no Brasil.

É certo que o atual governo e os políticos neoliberais consideram o Instituto Federal um projeto caro, pois veem a educação como gasto e não investimento. O atual governo vê a educação como um perigo "doutrinador", inclusive.

Mas a sociedade brasileira precisa ser capaz de compreender que educação é a prioridade e o modelo dos Institutos Federais são a garantia de sucesso e de conexão com um projeto de desenvolvimento nacional.

O necessário processo de federalização da educação básica precisa ter os Institutos Federais como o modelo a ser seguido.

PS: a luta pela presença de um Instituto Federal em Ribeirão Preto não pode parar.


Blog O Calçadão

Entre na nossa página do facebook (Blog O Calçadão)
Entre e se inscreva no nosso canal do Youtube (O Calçadão Blog)

Um comentário:

Unknown disse...

Excelente análise. A direita vive divulgando resultados de avaliações nacionais e internacionais sobre educação, em especial do ensino médio, mas sempre fazem questão de ignorar os resultados dos Institutos Federais e de muitas escolas estaduais de SP vinculadas ao Centro Paula Souza.

Senado aprova salas no SUS exclusivas para mulheres vítimas de violência

  Proposta será encaminhada para a sanção de Lula O Senado aprovou nesta terça-feira (26) o projeto ( PL 2.221/2023 ) que garante salas de a...