Páginas

quarta-feira, 12 de outubro de 2016

PEC 241 e as eleições em RP: Nogueira e Baleia votaram a favor! Ricardo, qual a sua opinião?

Vamos colocar a PEC 241 no centro desse debate eleitoral?


A eleição no segundo turno em Ribeirão Preto segue na mesma linha do primeiro turno, um embate entre Duarte Nogueira e Ricardo Silva.

Em termos de propostas, a campanha não foge ao lugar comum das campanhas municipais em Ribeirão Preto: ambos constatam que a situação atual da Prefeitura é de 'falência' mas prometem investir em educação em período integral, moradia popular, atendimento à saúde, asfalto de boa qualidade e afins.

As promessas de investimento público se somam à mesma cantilena desde as eleições de 1996, a de que vão atrair empresários e empresas para 'gerar empregos' em Ribeirão Preto. Narrativa que sempre volta à baila em momentos de crise no emprego, como agora.

Este ano, devido ao clima 'coxinha' que impera por aqui, também foi incluído no rol das narrativas marqueteiras o discurso 'limpinho e cheiroso' de 'combate à corrupção' e uma certa ameaça velada contra as lideranças dos movimentos sociais, os 'baderneiros', bem ao gosto de uma grande parte da classe média branca e zona sul de Ribeirão Preto.

Mas o ponto central do artigo é a PEC 241 e o posicionamento político de cada candidatura.

Ambas as candidaturas, por seu espectro de alianças, orbitam em torno do alckmismo, mesmo tendo o governador, naturalmente, vindo a Ribeirão apoiar Nogueira. Faz parte do jogo. Mas, na conjuntura política, as duas coligações estão dentro do arco de apoio ao governador na ALESP.

A PEC 241 é uma imposição do 'mercado', do financismo internacional, e sua votação está sendo conduzida com mão pesada pelo governo Temer, que tem o PMDB e o PSDB como suas maiores bases de sustentação.

O PMDB de Temer e demais caciques e o PSDB são os pilares de sustentação do retorno do neoliberalismo tardio ao Brasil, através de um atalho na democracia, anulando com um golpe 54 milhões de votos.

Em Brasília, essa semana, o próprio Duarte Nogueira (PSDB), deputado federal e candidato a Prefeito, mostrou o seu lado da tribuna da Câmara Federal votando a favor da PEC. Outro deputado de Ribeirão, Baleia Rossi (PMDB), seguiu a mesma linha, votou favorável a PEC.

Baleia Rossi e seu PMDB local é integrante da coligação que sustenta a candidatura Ricardo Silva.

A PEC 241 congela os orçamentos públicos por 20 anos, acabando com os investimentos públicos nas despesas primárias, o que inclui saúde e educação. A PEC 241 terá um efeito devastador nas Prefeituras, esfera de governo mais sensível às demandas populares por atendimento público básico.

Se estivesse valendo desde 2003, os orçamentos do SUS e da Educação Pública, corrigidos apenas pela inflação, seriam 40% menores do que são hoje, fato que excluiria milhões de brasileiros desse atendimento básico e fundamental.

Estivesse valendo desde 2003, o salário mínimo hoje seria de 500 reais.

Somada à Reforma da Previdência, que quer elevar a idade para aposentadoria e desvincular a reposição do benefício do aumento do mínimo, a PEC 241 é o maior e mais pesado ataque já realizado contra o Estado do Bem Estar Social brasileiro e à própria Constituição de 1988.

Sendo assim, questiona esse pequeno blog, como os futuros Prefeitos pretendem governar Ribeirão Preto e colocarem em prática seus  programas de governo?

Como atender as demandas por moradia, saúde, educação e infraestrutura?

O assunto PEC 241 não deveria estar no centro do debate neste segundo turno?

A opinião de Duarte Nogueira, o pior entre os dois candidatos, nós já sabemos e também já imaginamos como ele pretende governar, já que já anunciou o famoso mantra tucano de 'choque de gestão'.

E a opinião de Ricardo Silva, qual é? Será a mesma opinião do seu aliado Baleia Rossi?

Seria interessante o campo progressista cobrar isso dele, pois há uma pressão grande por parte de alguns valorosos lutadores para que o campo progressista entre na campanha de Ricardo para derrotar o tucano, o mal maior dessa eleição.

Fica a pergunta: Ricardo Silva, qual a sua opinião sobre a PEC 241?

O Calçadão

ADENDO: O Blog O Calçadão informa que o candidato Ricardo Silva se manifestou e afirmou que votaria contra a PEC 241. Fica a proposta do blog para que ele traga o tema para o debate, até para fazer um contraponto ao tucano!

Nenhum comentário:

Casos de Dengue e Chikungunya explodem em Ribeirão Preto

  Casos de Dengue e Chikungunya explodem em Ribeirão Preto Foto: Fotos Públicas/ FreePik Em relação ao mesmo período de 2023, município apre...