Páginas

terça-feira, 26 de outubro de 2021

3 mil cabides políticos na educação superior e nem uma vaga a mais

 

Governo Bolsonaro desmembra universidades e institutos federais para criar
3 mil cargos para seus apoiadores políticos

Não bastam a tragédia humanitária e econômica do desgoverno Bolsonaro. Temos, cada vez mais que a eleição de 2022 se aproxima, que conviver com a politicagem rasteira, seja na proposta de um arremedo de auxílio pré-eleitoral à população mais pobre, seja no uso de setores tão importantes, como a educação, para a promoção do toma lá da cá com a base política fisiológica que sustenta esse desgoverno. Base política, diga-se de passagem, que já conta com o orçamento secreto do valor de 3 bilhões de reais, praticamente sem fiscalização.

Agora é a educação superior!

Reportagem da Folha de São Paulo traz a informação de que o atual ministro Milton Ribeiro está prestes a desmembrar universidades e institutos federais criando novas reitorias e 2912 postos de chefia sem aumentar uma vaga sequer para os estudantes brasileiros.

O milagre da multiplicação de cargos pode acontecer nos estados de São Paulo, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Piauí e Espírito Santo.

O custo disso pode atingir a marca de 500 milhões anuais. Lembremos que este ano o mesmo desgoverno cortou 600 milhões da área de desenvolvimento de ciência e tecnologia, deixando milhares de pesquisadores brasileiros sem apoio nenhum.

A situação do financiamento das universidades e institutos federais já é dramática. Muitas instituições já teriam fechado as portas se não estivéssemos tendo o ensino remoto por conta da pandemia. E os cortes aumentam, menos é claro para a burocracia política amiga do "rei".

Com Bolsonaro e sua turma, o fundo do poço sempre tem mais um alçapão.

Ricardo Jimenez - editor do Blog O Calçadão

Nenhum comentário:

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...