Páginas

segunda-feira, 11 de outubro de 2021

A cada 5 denúncias de violação aos direitos humanos em Ribeirão Preto, 1 tem como vítima criança ou adolescente

 

Matéria



Por Filipe Augusto Peres

Uma a cada 5 denúncias (22,4%) de direitos humanos que foram feitas este ano ao Disque 100, relacionadas ao município de Ribeirão Preto, tiveram como vítimas crianças adolescentes. De janeiro de 2021 até 29 de setembro deste ano, das 871 denúncias feitas ao Disque 100, 199 estavam relacionadas à violência contra criança ou adolescente. É o que mostram os dados da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos.


O sexo feminino aparece como maior vítima da violência com 51,25% (102 casos) contra 71 denúncias contra o sexo masculino. Em 14% das violências o sexo não foi declarado.

O tipo de denúncia mais corriqueira contra crianças e adolescentes é de violência física. Das 199 realizadas, 158 se encaixam neste espectro, o que equivale a 89% dos casos. Em 8,2% dos casos de violência física, a agressão resulta em lesão grave ou gravíssima à vítima.

Em 29% dos 158 casos de denúncia de violação aos direitos humanos na cidade que tem como vítima a criança ou adolescente, ligados à violência física, a violação acontece diariamente.

Comprovando a importância do Disque 100 e da garantia do anonimato a quem realiza a denúncia, em torno de 61% das comunicações são feitas de modo anônimo contra apenas 8% realizadas pela própria vítima ou outra criança e adolescente.


Nenhum comentário:

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...