Páginas

sábado, 16 de outubro de 2021

Mulheres de Ribeirão protestam contra a violência e o feminicídio

 


Um grupo de mulheres protestou hoje, 16/10, no calçadão em Ribeirão Preto contra a violência e o feminicídio. O ato foi convocado pelo Movimento de Mulheres Unificado de Ribeirão Preto que reúne partidos políticos, movimentos sociais e coletivos de mulheres.

        As mulheres lembraram do caso Mariana Ferrer, a jovem de 21 anos que foi drogada e violentada em uma boate em Santa Catarina. Ela acusa o empresário e dono da boate, André Aranha, pelo estupro. Ele foi inocentado em 1ª instância por falta de provas contundentes contra o acusado. O caso também ganhou repercussão depois que Mariana foi humilhada pelo juiz em uma audiência de instrução do processo (o Conselho Nacional de Justiça analisa a conduta do Juiz). Na época, Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, STF, condenou a audiência, “As cenas da audiência de Mariana Ferrer são estarrecedoras. O sistema de Justiça deve ser instrumento de acolhimento, jamais de tortura e humilhação. Os órgãos de correição devem apurar a responsabilidade dos agentes envolvidos, inclusive daqueles que se omitiram”. Esta semana, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina, TJ-SC, confirmou a decisão da 1ª Instância inocentando o acusado por falta de provas, o que, de acordo com a mulheres, reflete o machismo e patriarcado presentes na justiça brasileira.

        Outro caso lembrado no protesto foi de Luana Barbosa, mulher negra, lésbica, da periferia de Ribeirão Preto, vítima de uma ação brutal da polícia militar na cidade em 2016. O caso foi citado até Organização da Nações Unidas, ONU, para demonstrar o racismo sistêmico e a violência contra pessoas negras no Brasil (relembre aqui: https://ocalcadao.blogspot.com/2021/06/caso-luana-barbosa-de-ribeirao-preto-e.html). Os PMs acusados do crime ainda não foram a julgamento, mas tiveram recentemente uma vitória, pois irão a julgamento, júri popular, por homicídio simples as qualificações (motivo torpe, emprego de meio cruel e recurso que impossibilitou a defesa da vítima) fazendo com que a pena seja menor. Eles aguardam o julgamento em liberdade.

O grupo também protestou contra veto do presidente Jair Bolsonaro à distribuição gratuita de absorventes para mulheres carentes. O texto da deputada Marilia Arraes (PT/PE) aprovado pelo Congresso e vetado pela presidente cria o Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual que poderia beneficiar estudantes de escolas públicas, mulheres em situação de rua e mulheres privadas de liberdade. Pesquisa da Unicef aponta que uma em cada quatro meninas no Brasil já deixaram de ir à escola por falta de absorventes, o que é chamado de pobreza menstrual.

O ato contou com a presença de estudantes, comerciantes e diversas lideranças de mulheres da cidade. A vereadora Duda Hidalgo (PT), as co-vereadoras Adria Maria e Silvia Diogo, do Coletivo Popular Judeti Zilli (PT), a professora Annie Hsiou (PSOL), Mayra Ribeiro (PSOL), a advogada e Secretária de Mulheres do PT Flavia Meziara (PT), entre outras. Alguns homens participaram apoiando o movimento. O trompetista, Fabiano Leitão, esteve no ato e tocou o famoso jingle do ex-presidente Lula “olê, olê, olá, Lula, Lula”.

Veja fotos:









Fotos: Ailson Cunha para o Blog O Calçadão




 

 

Nenhum comentário:

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...