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quinta-feira, 7 de outubro de 2021

Senado aprova inclusão de empreendedorismo e inovação no ensino básico e superior

 Notícia 

Para senadores, Educação deve ser útil ao setor produtivo
Foto: Waldermir Barreto


Nesta quinta-feira (30) o Plenário do Senado aprovou em votação simbólica, o PL 2.944/2021, da senadora Kátia Abreu (PP-TO), que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) para incluir os temas "empreendedorismo" e "inovação" nos currículos da educação básica e superior. A matéria vai à Câmara.


Kátia Abreu afirmou que o Ministério da Educação em parceria com o Sebrae está capacitando em empreendedorismo 540 mil professores em todo o país nos próximos 36 meses. Ela disse ter certeza que esses novos temas transversais vão ajudar crianças e jovens a desenvolver a “liderança, atitude, criatividade” e outras qualidades.

Empreendedorismo e Inovação como diretriz dos conteúdos curriculares da Educação Básica

A relatora foi a senadora Leila Barros (Cidadania-DF), que acolheu uma emenda e rejeitou outras duas. De acordo com Barros o estudo do empreendedorismo e da inovação se dará por meio de temas transversais no ensino fundamental e médio para não prejudicar a decisão dos sistemas de ensino e das escolas a respeito de outras formas de tratamento da matéria. Por outro lado, a senadora afirma que a proposição aborda empreendedorismo e a inovação como diretriz dos conteúdos curriculares da educação básica e como finalidade da educação superior.

“A proposição aborda o empreendedorismo e a inovação como diretriz dos conteúdos curriculares da educação básica e como finalidade da educação superior, o que estimula uma promissora trajetória nas escolas e universidades" — afirmou Leila.

A emenda acolhida, do senador Izalci Lucas (PSDB-DF), inclui a expressão “com atenção a competências como conhecimento e pensamento científico, crítico e criativo” no dispositivo da LDB que trata das diretrizes dos conteúdos curriculares da educação básica (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio).

O senador afirma que o objetivo da emenda é reforçar a premissa de que o país precisa preparar os jovens para as rápidas transformações pelas quais o mundo passa atualmente, estimulando neles o exercício de pensamentos críticos e inovadores que, consequentemente, implicará no desenvolvimento de capacidades emocionais e socioemocionais, essenciais durante o processo de crescimento”, diz Izalci em sua emenda. 

Quanto à educação superior, o projeto determina que o estímulo ao empreendedorismo e à inovação poderá ocorrer, inclusive, “por meio de programas e cursos específicos de formação de docentes, visando a conexão entre os conhecimentos técnicos e científicos e o mundo do trabalho e da produção”.

Educação Escolar para o Setor Produtivo

Para a senadora Leila Barros o novo paradigma deve ser cultivado de modo a proporcionar a criação de vínculos mais úteis entre a educação escolar e o setor produtivo. Contudo, deve ir além de legítimos fins utilitários e promover o desenvolvimento sustentável e a coesão social alicerçados em “valores humanitários e democráticos”, encerrou.

Fonte: Agência Senado

Edição: Filipe Augusto Peres


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