Páginas

sábado, 30 de outubro de 2021

Sindicato dos Servidores Municipais afirma que dificilmente aulas voltarão com 100% dos alunos em 2021

Notícia

Poder Executivo precisa informar o sindicato e o judiciário com 15 dias de antecedência sobre a intenção de voltar com 100% dos alunos presenciais às escolas, o que não ocorreu.
Fotos: Filipe Augusto Peres 

Por Filipe Augusto Peres


Para o SSM/RPGP a nota técnica elaborada pela Fundação Oswaldo Cruz para a volta às aulas presenciais com 100% dos alunos confirmou a decisão judicial favorável à entidade sindical. Não há volta total sem o aceite do sindicato.

 

Em nota técnica elaborada pelo seu Grupo de Trabalho (GT), coordenada pela Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS/Fiocruz) e publicada no último dia 21 de outubro, a Fiocruz reuniu orientações e recomendações para o retorno das atividades escolares de forma 100% presencial. De acordo com Alexandre Pastova, do Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto, Guatapará e Pradópolis, o documento da Fundação evidencia as recomendações que a entidade sindical fizera durante a disputa judicial com a prefeitura. 

 

O documento da Fundação Oswaldo Cruz destaca o avanço da vacinação em todo o território nacional, relacionando a ampliação do esquema vacinal completo com a diminuição de casos, internações e óbitos, além do crescimento da capacidade de leitos livres na rede hospitalar acompanhado da evolução na vacinação dos trabalhadores da educação e adolescentes acima de 12 de idade. Para os pesquisadores, este cenário possibilita o retorno gradual das aulas presenciais, entretanto alertam que a transmissão do vírus muda de acordo com a variante dominante na comunidade e com a taxa de cobertura vacinal.

 

Cada Município deve utilizar indicadores que expressem o atendimento na sua rede de urgência e emergência e que avaliem e garantam o controle da pandemia e a baixa transmissão comunitária do vírus Sars-CoV-2

 

O texto da Fiocruz recomenda que os indicadores de retorno às aulas presenciais precisam ser revistos durante a pandemia e atualizados de acordo com a vacinação, levando em consideração tanto a redução de casos e mortes como a disponibilização de leitos para outras doenças. Outro ponto apontado no documento apontado pela Fundação Oswaldo Cruz foi o baixo índice de transmissão comunitária do vírus Sars-CoV-2.

 

Entre os indicadores sugeridos pelo GT da Fiocruz estão a porcentagem de testes diagnósticos positivos menor que 5%, nos últimos sete dias; taxa de contágio com valor R menor que 1 (ideal 0,5) por um período de, pelo menos, sete dias e a taxa de vacinação acima de 80% da população total. 

 

O retorno às aulas em segurança

A Fiocruz expressa que o retorno às aulas com 100% dos alunos presentes, além dos indicadores sugeridos, exige a avaliação e implementação de medidas de biossegurança e vigilância em saúde. Entre as observações apontadas pela Fundação, evidenciam-se soluções de ventilação em ambientes fechados para redução da transmissão do vírus; instauração de inquéritos internos para respeitar a cobertura vacinal entre trabalhadores, estudantes e familiares; além de ações de sensibilização e adesão à vacinação. 

Medidas para diminuir o contato entre os alunos, tais como a ampliação do número de horas de atividades e dias da semana, bem como novo planejamento para atividades de lazer, recreação e atividade física com taxas de ocupação das salas de aulas condicionadas à transmissão do vírus, também são orientações que podem compor esta nova fase.

Educação Infantil, Fundamental I, II e III

Entendendo a dificuldade em se manter o distanciamento e a impossibilidade de vacinação desta faixa etária, na educação infantil, o documento indica que seja feita a divisão em pequenos grupos (coortes) que convivam entre si durante o dia.

A nota também lembra que o número de adolescentes vacinados com a primeira dose ainda é pouca, o que faz com que a faixa etária de 12 a 18 anos esteja mais vulnerável a contrair o vírus da Covid-19.

Mesmo que o índice de vacinação tenha ultrapassado os 80%, a nota técnica indica que o uso de máscaras deve permanecer obrigatório em transportes públicos e ambientes fechados, sendo recomendado o modelo com cobertura de nariz e boca, mesmo para pessoas com esquema vacinal completo.

Quando suspender as atividades escolares?

De acordo com a Fiocruz, a suspensão deve estar conectada não mais com uma transmissão individual, mas com a verificação de uma cadeia de transmissão local. O documento ressalta que

“as rotinas de investigação e acompanhamento de casos suspeitos e confirmados continua sendo relevante, bem como ter os protocolos municipais e estaduais como referência e o contato permanente com a vigilância epidemiológica local. O período de isolamento recomendado passou para 10 ou 7 dias, em período de baixa transmissão comunitária”. 

Ribeirão Preto

De acordo com o informativo epidemiológico do município, publicado pelo Departamento de Vigilância em Saúde, em 28 de outubro, a população de Ribeirão Preto que possui o esquema vacinal completo é de 74%, tendo 480.101 habitantes  totalmente vacinados entre 646.326 e 71% dos adolescentes vacinados com a primeira dose. Entretanto, o número de adolescentes de 12 a 17 anos totalmente cobertos com o esquema vacinal ainda não chegou a 30%. Apenas 13 mil de uma população estimada de 54,3 mil estão completamente imunizados, o que representa 24% desta população.



Sindicato é contra a volta às aulas presenciais com 100% da capacidade de alunos

O Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto, Guatapará e Pradópolis é contra a volta às aulas presenciais com a carga total de alunos por motivos sanitários e pedagógicos. De acordo com Alexandre Pastova, 2º Vice-Presidente, imunização completa dos profissionais da educação não basta para que as escolas possam receber todos os alunos. Pastova ressalta que o entendimento da justiça e do sindicato vão de encontro com a nota emitida pela Fundação Oswaldo Cruz.

“O retorno presencial, com a turma dividida, que não ultrapasse os 50%, além da questão de adaptação dos alunos ao retorno. Nós não vamos abrir mão de que, este ano, o retorno seja mais do que 50%, e por dois motivos: o primeiro é sanitário, que a nota técnica explica bem razoavelmente, assim como a decisão judicial do sindicato. E a segunda é pedagógica. Os professores estão tendo a possibilidade, agora, de realizarem um trabalho mais individualizado com esses alunos, conseguindo realizar um diagnóstico de como está a aprendizagem deles e o que precisa ser implantado. Nós somos favoráveis que, neste ano, permaneça o formato que está sendo efetivado, com 50% para que os profissionais da educação consigam tecer, realizar um diagnóstico de como está o aprendizado de cada aluno”.

Por que as escolas não voltarão presencialmente com 100% dos alunos? Entenda o caso

A sentença judicial inicial determina que o acordo realizado entre Prefeitura e Sindicato, após longos meses sem aulas presenciais, foi para que o retorno se realize com, no máximo 50% da capacidade escolar, criando-se, deste modo, duas turmas e impedindo que, caso ocorresse o contágio com um aluno de determinada turma, a turma alternada não fosse contagiada, criando uma bolha de proteção.

Caso a prefeitura deseje realizar qualquer tipo de modificação neste formato, o poder executivo precisará informar o Sindicato dos Servidores Municipais com 15 dias de antecedência demonstrando o mecanismo pelo qual voltará às aulas presenciais com novos dados epidemiológicos dos médicos, após estes terem realizado novas visitas às unidades escolares, verificando o retorno presencial em cada escola.

“O Secretario (Felipe Miguel) não pode voltar às aulas 100% sem que este acordo seja referendado em juízo, senão ele estará quebrando o protocolo judicial, podendo, inclusive, ter de responder por crime de improbidade administrativa por descumprimento de acordo judicial”, afirma Pastova.

Não há conversa oficial de volta total às aulas presenciais

Informado de que correra na rede municipal a informação de que poderia haver uma reunião entre a prefeitura e o sindicato para debater um possível retorno às aulas presenciais com carga máxima de alunos, Alexandre Pastova fez questão de ressaltar que não houve movimentação alguma neste sentido tanto em relação a uma notificação da prefeitura com o sindicato quanto do poder executivo com o judiciário.

“Até o presente momento, o Sindicato não foi notificado pela prefeitura. Às vezes, pode-se pensar que o judiciário foi notificado. No judiciário, até o momento, não teve nenhum movimento. Até o momento, não existe nenhuma discussão, nenhuma conversa sobre alteração na quantidade da porcentagem de alunos”.

A Nota da Fiocruz confirma o posicionamento do Sindicato

Outro ponto destacado pela entidade refere-se à nota da Fiocruz. Para o sindicato, a nota emitida pela Fundação confirma a decisão judicial e o posicionamento do SSM/RPGP

“No nosso entender, estes 80% tem de ser aplicado à comunidade escolar. Nós temos de verificar quanto daquele local está imunizado completamente. Os dados têm de ser verificados dentro das comunidades escolares e, se pegarmos os dados dentro das comunidades escolares, veremos que menos de 50% de todas aquelas pessoas que fazem parte da comunidade escolar, que são profissionais da educação, pais, alunos e todos os demais que a compõem estão totalmente imunizados”.

Para o Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto, Guatapará e Pradópolis, o retorno seguro não significa, apenas, vacinação, mas também uma readequação no que se tange as condições físicas, estruturais e de equipamentos.

“Nesse momento, as escolas municipais de Ribeirão Preto estão passando por uma 1ª fase de um processo judicial que é ter o laudo do corpo de bombeiros. Apenas 65% tem o laudo do corpo de bombeiros, ou seja, a prefeitura não cumpriu, ainda, nem a primeira ação judicial, de 2019, a qual, se não for cumprida a cada 60 dias etapas destas condições mínimas de segurança nas escolas, uma multa é de R$10.000,00 por dia é gerada ao poder executivo”, encerrou o 2º Vice-Presidente.

Sem o aceite do Sindicato, aulas com capacidade total de alunos não passarão de discurso da SME.


Fontes:

 

https://agencia.fiocruz.br/sites/agencia.fiocruz.br/files/u34/2a_nota_tecnica_final_21_10_21-edit2.pdf

 

Dados Abertos | Governo do Estado de São Paulo (saopaulo.sp.gov.br)  


https://pje.trt15.jus.br/consultaprocessual/detalhe-processo/0010213-84.2021.5.15.0067/1


Petição Protocolada













Ação Civil Coletiva















 



Nenhum comentário:

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...