Páginas

domingo, 31 de outubro de 2021

No dia do Saci, Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo celebra o Hallowen

 Notícia

Sem nenhuma conexão com a cultura do país, o Hallowen é uma festa celebrada nos EUA, Irlanda e Canadá trazida ao Brasil por escolas de inglês.


Por Filipe Augusto Peres

Com influências indígena e africana, o Saci-pererê é uma das figuras mais emblemáticas do folclore brasieliro. O Dia do Saci é comemorado em 31 de outubro, mesmo dia em que se comemora o Halloween. A data foi criada em 2003 para resgatar e valorizar o folclore do nosso país, promover a cultura nacional e as tradições brasileiras. A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, até o momento da publicação da matéria, se lembrou do Hallowen, festa celebrada nos Estados Unidos, Canadá e Irlanda e ignorou a data nacional.

Em seu Twitter, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa selecionou uma lista de músicas ligadas à cultura musical e fílmica estadunidenses contendo artistas como Michael Jackson, Evanescense e Guns and Roses. E ignorando o sentido político da letra, que aborda o conflito entre protestantes e católicos na Irlanda do Norte, até os irlandeses do The Cramberries entraram na Playlist com Zombie.


O Saci-Pererê 

O Saci-pererê é uma das figuras mais emblemáticas do folclore brasileiro e possui influências indígena e africana. De acordo com Câmara Cascudo, o Saci-Pererê é uma entidade comum nos estados do Sul. Negro, com uma perna só, vestindo uma carapuça vermelha na cabeça, "que o faz encantado, ágil, astuto e amigo de fumar cachimbo, de entrançar as crinas dos animas, depois de extenuá-los em correrias, durante a noite".
De acordo com Câmara Cascudo, sabe-se que o Saci está por perto devido ao seu assobio persistente, assombrador e impossível de ser localizado. Gracioso, zombeteiro, o saci se diverte apagando lumes, queimando alimentos, espantando o gado e espantando viajantes solitários. 

O Saci, a proteção e desenvolvimento do meio-ambiente

Muito além dos redemoinhos, A origem do Saci, no folclore brasileiro, conecta-se, diretamente, com a preservação e o desenvolvimento do meio-ambiente. À sua influência indígena, associa-se a sua origem com as entidades protetoras da Floresta Jaci Jaterê, da mitologia guarani e o Kambaí, da cosmologia caingangue. Por outro lado, a sua influencia africana conecta-se a Uma lenda iorubá, a qual descreve Aroni, um gnomo de uma perna só que ensina a Oçânhim sobre o uso de ervas medicinaisOutros relatam Oçânhim e Anoni como a mesma entidade.

31 de outubro é Dia do Saci.


 



Nenhum comentário:

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...