Páginas

sábado, 16 de outubro de 2021

Menstruar não é incômodo nem motivo de chacota - por Márcia Lia


 MENSTRUAR NÃO É INCÔMODO, NEM MOTIVO DE CHACOTA


A brincadeira de mau gosto e em tom jocoso de Jair Bolsonaro ao tratar da pobreza menstrual impulsiona mais um tema urgente na direção do respeito às mulheres e que tratamos com atenção no nosso mandato. Vale lembrar que Bolsonaro vetou PL de parlamentar do PT, que previa a distribuição de absorvente higiênico a estudantes, mulheres em vulnerabilidade social e presidiárias. Diante da repercussão negativa, passou a zombar do “auxílio Modess”. Essa reação previsível de Bolsonaro só reforça a nossa necessidade de trabalhar muito pela aprovação do PL 384/21, que apresentamos em 17 de junho na Assembleia Legislativa e prevê a distribuição de absorventes íntimos e medicamentos para desconforto menstrual a mulheres em vulnerabilidade social. O PL recebeu Nota Técnica (NT) da Defensoria Pública, por meio de seu Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem), argumentando favoravelmente à sua aprovação. 

É urgente que projetos como o nosso ganhem o respeito dos parlamentares para sua aprovação e de governantes para sua sanção, como forma de minimizarmos o calvário vivido silenciosamente por mulheres que precisam escolher – quando podem – entre comprar alimentos ou comprar absorventes. Espero sensibilizar deputadas e deputados estaduais na direção de garantir sua aprovação. A NT do Nudem confirma a urgência de projetos que garantam dignidade às mulheres em vulnerabilidade social.

Márcia Lia

Deputada Estadual

Nenhum comentário:

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...