Páginas

segunda-feira, 2 de dezembro de 2024

Assentamento de reforma agrária realiza a 12ª cavalgada

A cavalgada resgata a cultura local camponesa

Fotos: @filipeaugustoperes


Festa da Cultura Camponesa reunião mais de 2000 pessoas

 

Por Filipe Augusto Peres

 

Neste domingo (1) ,no assentamento Pirituba, localizado no município de Itaberá/SP, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) organizou a 12ª Cavalgada do MST na região Sudoeste.  A festa ainda marcou os 26 anos de uma das três rádios mais antigas organizadas pelo Movimento em áreas de reforma agrária: a Rádio Camponesa FM 96,7 FM.

 

A Rádio Camponesa é uma das três rádios mais antigas organizadas pelo MST em áreas de reforma agrária, destacando-se pelo programa “Domingo Alegre”, o qual promove artistas regionais em apresentações ao vivo realizadas no estúdio da rádio, além de compartilharem histórias locais.

Filha de assentada e assentado da reforma agrária, Belzinha,, destaca que, além de celebrar o aniversário da rádio, a cavalgada resgata a cultura local. 

Amazonas e cavaleiros fazem prece em volta do Cruzeiro

O evento teve início na Agrovila e foi concluído na Sede Regional.  A cavalgada conto com mais de 100 cavaleiros e amazonas.

De acordo com a organização, durante o dia, em torno de 2 mil pessoas transitaram pela festa, a qual ofertou seis pratos diferente  da culinária da terra. O resultado foi a comercialização de mais 400 pratos de comidas típicas dos assentamentos da região.


Mais de 400 pratos comercializados

Outro ponto a se destacar foi a apresentação de artistas ao longo do evento. Durante todo o dia de celebração, 13 artistas diferentes se apresentaram no palco principal.

 

Integrante da Direção Estadual do MST/SP, Fernanda Ramos afirmou que as atividades, além de entreterem o público, também demonstram a importância da Reforma Agrária, uma vez que fortalece a cultura camponesa, além de trazerem ao grande público a produção e comercialização de produtos e alimentos da reforma agrária popular.

 

“... a gente conseguiu realizar uma mostra dos alimentos que são produzidos nos assentamentos, tanto os beneficiados quanto esses que a gente está oferecendo na culinária da terra”. 


Fernanda Ramos, da Direção Estadual do MST


A Festa da Cultura Camponesa foi promovida pela Associação Comunitária de Comunicação e Cultura dos Assentados da Pirituba (Acocap) com o apoio da Prefeitura Municipal de Itaberá, Instituto Federal de São Paulo e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

A festa ainda teve a parceria da Cooperativa Da Terra, Mandato do Deputado Estadual Simão Pedro (PT) e da Deputada Federal Juliana Cardoso (PT), da Cooperativa Copagri, Cânions Paulistas e Rede Sociotécnica.

 

A organização e execução da 12ª Cavalgada do MST mobilizou em torno de 70 militantes militante de 70 divididos nas mais diversas equipes de trabalho, como infraestrutura, comunicação, culinária, mobilização, etc.

Para acompanhar escutar a Rádio Camponesa 96,7 ao vivo, é possível baixar o aplicativo da rádio no celular e escutar de onde estiver. Acesso pelo link. 


Mais fotos:














Nenhum comentário:

Ordem do Dia: Câmara de Ribeirão Preto vota veto ao projeto de reconhecimento de área urbana consolidada

  A Câmara Municipal de Ribeirão Preto vota nesta quinta -feira (19) o Veto nº 30/2024 , apresentado pelo prefeito Antônio Duarte Nogueira, ...