Páginas

quinta-feira, 3 de março de 2016

A República dos Togados e as 'confissões' estimuladas. Lucas Losa


É o Lula que eles querem algemar na República dos Togados.

O STF aprovou a prisão de condenados em segunda instância, agindo como um poder acima das leis e dos próprios princípios do Direito Penal. O direito a ampla defesa, o princípio da presunção de inocência, tudo isso parece não mais importar.

Prender pessoas para estimular 'confissões' (prisão preventiva + delação premiada) tornou-se coisa comum, assim como condenar sem provas ('teoria' do domínio do fato).

Nos últimos tempos, os suspeitos saem de casa para fóruns e delegacias por meio de condução coercitiva. As imagens de pessoas algemadas sendo conduzidas por agentes da PF transformam investigação em espetáculo, garantindo o máximo de audiência aos jornais televisivos.O Jornal Nacional é uma novela entre novelas.

Juízes e Ministros do STF, com pretensões políticas evidentes, são a sensação das revistas de ampla divulgação. Viram heróis, máscaras de carnaval, ídolos de uma direita órfã.

O Judiciário e a mídia, dois poderes sem qualquer controle social, ditam o que pode e o que não pode.

E a maioria se dá por satisfeita.

Lucas Losa é professor de História

Nenhum comentário:

Casos de Dengue e Chikungunya explodem em Ribeirão Preto

  Casos de Dengue e Chikungunya explodem em Ribeirão Preto Foto: Fotos Públicas/ FreePik Em relação ao mesmo período de 2023, município apre...