Páginas

sábado, 12 de março de 2016

UBM-RP realiza seu 1o Simpósio e homenageia Maria Helena Ramos!

Fotos: Filipe Peres


Hoje, 12/03/2016, o blog O Calçadão teve novamente a honra de estar acompanhando um evento do movimento feminista de Ribeirão Preto. Estivemos no primeiro Simpósio da União Brasileira de Mulheres, Coordenação Ribeirão Preto.

Presidida pela competente e lutadora Giovanna Wrubel, a UBM RP ganhou força na cidade a partir de março de 2015, levantando uma bandeira de luta criada em Salvador em 1988. Uma das primeiras atividades de rua importantes com a presença da UBM RP, e onde este blog também se fez presente, foi a marcha contra Cunha realizada no final de 2015.

Na luta pelos direitos das mulheres, por um mundo sem opressão, onde a igualdade entre os sexos aponte também para uma sociedade mais justa e socialista, o Simpósio teve a felicidade de escolher como homenageada a ativista e artista plástica Maria Helena Ramos (Mestra em Integração da América Latina, com estágio em Havana/Cuba, militante do movimento negro e integrante do Conselho Municipal de Mulheres).

Com a presença da Casa da Mulher, UNEGRO RP, Sarau Preto e mais de 50 presentes, Maria Helena discorreu sobre a sua história de luta no enfrentamento do preconceito racial e pelo empoderamento da mulher negra.



Na mesa de apresentação do Simpósio, as ativistas Débora Alessandra, Jacira Campelo, Carolina Haram, Denise Furlan, Marisa Honório, Jaqueline Leves e outras discorreram sobre a luta da UBM em prol da saúde da mulher, sua presença no mercado de trabalho, as políticas de proteção e direitos LGBTT e a questão da mulher negra. "Não há como fazer uma defesa de gênero e lutar por direitos sem considerar a questão das mulheres negras, que sofrem um duplo preconceito, por serem mulheres e por serem negras", disse Marisa Honório, da pasta de Igualdade Racial e Combate ao Racismo.


Representando a Casa da Mulher e a plateia, Ádria Maria Bezerra lembrou que, no atual momento político brasileiro, a luta das mulheres por direitos se insere na luta maior em defesa da democracia e contra o avanço conservador que ameaça as conquistas sociais alcançadas nos últimos anos.

Sem ódio, mas com força política, as mulheres em luta se colocam na defesa da democracia e contra o golpismo.

O blog O Calçadão agradece a oportunidade de mais uma vez estar junto da luta feminista e parabeniza a UBM RP. Vida longa. Em frente!

Equipe O Calçadão

Nenhum comentário:

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...