Páginas

segunda-feira, 28 de março de 2016

O Calçadão bloqueia um fascista por dia!

Para quem milita à esquerda e coloca dia a dia a cara para bater já sente desde 2013 o cheiro de fascismo no ar. Desde quando a turba vociferante passou a rasgar bandeiras de partidos e camisetas vermelhas em manifestações.

O fascista não gosta de política porque esta é algo muito complexa para sua cabeça estreita. Por isso, a cada onda fascista registrada na história o roteiro se repete e o primeiro passo é sempre a negação da política.

"São todos iguais!", é o grito fascistinha clássico. "Nada presta. Esse país é um lixo" e por aí vai. Mas geralmente há um sistema de propaganda e mídia por trás para sutilmente selecionar convenientemente o foco do ódio fascista, dando sempre um tom moralista ao mesmo: "Combate à corrupção".

O fascismo, o ódio incontido já saltou das redes sociais para as ruas faz tempo. A mídia adora alimentar o fascismo porque assim tem em mãos uma matilha pronta a atacar a qualquer momento, basta dar a voz de comando.

Ao mesmo tempo que ama odiar um vilão específico, o fascista ama o herói fabricado, o símbolo do seu simplismo cognitivo, o 'salvador da pátria'. Assim, historicamente, se formam as milícias fascistas, os camisas pretas, os camisas verdes, os camisas da CBF etc.

Com a mesma facilidade com que deseja a morte física do adversário, o fascista passa por cima das regras democráticas, pois os fins justificam os meios. A democracia é sempre a vítima final do fascismo e o oportunismo político é o seu vencedor derradeiro.

Como tantos outros blogs progressistas, O Calçadão tem os seus fascistas, que surgem todos os dias com as mais terríveis ameaças: "Vou te matar seu comunista de merda", "Seu verme imundo, petralha desgraçado, vc vai morrer", " vou te encontrar uma hora dessas e vou te mostrar como funciona a minha metralhadora, seu rato". Esses são alguns exemplos de alguns comentários diários recebidos por nós.

Sempre que surge um assim, são devidamente 'printados', por garantia legal, e seus donos são sumariamente banidos dos canais de comunicação do blog. Há vários internautas que discordam de nós e que fazem comentários frequentes contra nossas postagens. Esses ficam, não há problema em fazer com eles o debate. Mas haters não são tolerados.

Mas o grande problema é que o comportamento fascista invade nossas vidas através de pessoas próximas de nós. Um advogado 'gente fina' de repente se mostra um hater. Um colega de faculdade, um amigo do futebol, da academia. O fascismo é péssimo em todos os sentidos e só é contido através de uma catarse, de um acontecimento que desperte as pessoas do torpor odiento em que foram colocadas.

Vamos ter que atravessar um período difícil no país, um período que nos foi imposto por um sistema midiático e político podre mas que nós deixamos que existisse e crescesse. Vamos avançar em termos de país e de sociedade depois disso tudo, tenho certeza, mas ainda há muita dor pela frente.

Ricardo Jimenez

Nenhum comentário:

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...