Páginas

segunda-feira, 5 de abril de 2021

Como resolver os desertos alimentares em Ribeirão?

 


Números da FAO indicam que 84 milhões de brasileiros convivem com algum nível de insegurança alimentar e 15 milhões já passam fome.

Além disso, a inflação dos alimentos empobrece ainda mais a nutrição da classe trabalhadora e há nas periferias verdadeiros desertos alimentares, com uma grande dificuldade de aquisição de alimentos de verdade, principalmente in natura (verduras, legumes) isentos de agrotóxicos.

Em Ribeirão Preto não é diferente.

Principalmente durante a pandemia, a segurança alimentar se torna ainda mais fundamental.

Como resolver esses desertos alimentares?

O MST (com seus assentamentos) e a agricultura familiar dão as respostas: políticas públicas e compras governamentais.

Ter um programa municipal de aquisição de alimentos para a merenda escolar e bancos de alimentos nos bairros. Programa de hortas comunitárias e apoio à cooperativas populares de produção de alimentos.

O recente projeto aprovado na Câmara pelos mandatos coletivos Ramon Todas as Vozes PSOL e Coletivo Popular Judeti Zilli PT dialoga com isso.

É possível se pensar em uma Ribeirão mais humana a partir dessa visão de enfrentamento da fome com incentivo comunitário e apoio do poder público.

Veja aqui a fala da dirigente nacional do MST Kelli Mafort: https://youtu.be/IYA5jFBamM0

Blog O Calçadão

Nenhum comentário:

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...