Páginas

quinta-feira, 1 de abril de 2021

Federação Nacional de Jornalistas se posiciona contra empresas de comunicação que propagam o "Kit Covid"

 

FENAJ reforçou que nenhum jornalista pode contribuir para promover a desinformação e lançar a sociedade ao negacionismo e ao obscurantismo. 

Empresários da Comunicação que insistirem em divulgar o Kit Covid como alternativa de tratamento devem ser denunciados às Comissões de Ética dos Sindicatos de Jornalistas Profissionais ou a própria Comissão Nacional de Ética da Fenaj.

Em nota oficial intitulada "Kit Covid", desinformação na pandemia e a responsabilidade do jornalismo, publicado no último dia 29 de março, a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) criticou a infodemia, por interesses outros, ou seja, a epidemia de desinformação acerca da divulgação do Kit como forma de tratamento precoce por grupos ligados a estratos sociais empresariais, políticos e religiosos, entre estes donos de empresas de comunicação. 

O documento também informa que cresceu o número de denúncias de jornalistas que têm sofrido pressões por parte das empresas de jornalismo para produção de reportagens que "buscam conferir ao 'tratamento precoce' uma credibilidade que ele não tem e assim, enganar a opinião pública e empurrar as pessoas para a doença e a morte".

O documento reforça que o 'kit covid', além de não possuir nenhuma comprovação científica,  o seu uso tem "piorado drasticamente" e até mesmo "tirado a vida" e cita o registro crescente de mortes por hepatite medicamentosa.

Junto aos Sindicatos dos Jornalistas Profissionais do Paraná e do Norte do Paraná, a Federação Nacional dos Jornalistas se coloca com a defesa da vacina como "única maneira comprovadamente científica de evitar precocemente o contágio pelo coronavírus" e se posiciona contra os veículos de imprensa que "utilizam seus meios para propagar a desinformação sobre o uso do 'kit Covid' como 'tratamento precoce'. 

A FENAJ, no documento, inclusive, aconselha que tais veículos sejam denunciados a comissões de ética da própria Federação ou a sindicatos de jornalistas profissionais.

Leia o documento na íntegra na página da própria FENAJ no link abaixo:

Kit Covid desinformação na pandemia e a responsabilidade do jornalismo


Nenhum comentário:

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...