Páginas

quinta-feira, 15 de abril de 2021

Com privatização, Nogueira "vislumbra" ampliação da pista do Leite Lopes, dentro de 15 anos?

 

A internacionalização do Leite Lopes sai na imprensa local como algo iminente há 21 anos. 

O Vice-governador Rodrigo Garcia anunciou, junto com Nogueira, a concessão/privatização do Leite Lopes, junto com mais 21 aeroportos regionais divididos em dois blocos, região de Ribeirão e Rio Preto (que também íntegra os aeroportos de Franca, São Carlos e Araraquara, na nossa região).

O governo do estado também anunciou um investimento de 266 milhões de reais nos 11 aeroportos da região que integram a região de Ribeirão, sendo que o Leite Lopes é o aeroporto mais importante. Todo o investimento, segundo o governo do estado, será feito pela "iniciativa privada".

Veja aqui: https://youtu.be/N0jz8FUth1s

 No anúncio, Rodrigo Garcia discrimina os investimentos: 113 milhões em melhoria de operação, 120 milhões na ampliação da capacidade e 30 milhões para adequações de normas técnicas.

O leilão acontecerá no dia 20 de julho e será uma concorrência internacional.

Nogueira afirmou que a internacionalização do Leite Lopes é "um sonho de décadas" e que ele "vislumbra" que, enfim, a iniciativa privada "amplie a pista.

É bom salientar que o movimento que defende a construção de um aeroporto internacional regional fora dos limites urbanos afirma, há 21 anos, que a ampliação da pista do Leite Lopes tem obstáculos estruturais e humanos importantes. Esses obstáculos, como já previa o Plano Diretor de 1995, impediram a ampliação e conduziu a região do entorno à estagnação econômica.

Agora o Prefeito "vislumbra" essa ampliação. Bom, se de fato a iniciativa privada conseguir fazer isso no médio prazo, digamos, contando que a concessão será por 30 anos, teremos mais 15 anos pela frente.

Nogueira afirmou que tem feito "investimentos vultosos" na região do aeroporto. Precisa avisar isso para os moradores de lá. Numa volta rápida que demos por ali na semana passada, vimos abandono e ausência do poder público. Nem mesmo o centro comunitário, reinvindicação local, funciona. A região do aeroporto é uma das que mais sofrem com problemas sociais e falta de políticas públicas.

Veja nosso rolê pelo aeroporto: https://youtu.be/ATtapls5GSE

A ação do governo segue a lógica neoliberal: o poder público sai e a iniciativa privada assume. Não dá certo em lugar nenhum do mundo. Mas nós vamos acompanhar isso nos próximos anos bem de perto, sempre com o olhar das lutas populares.

Blog O Calçadão


Nenhum comentário:

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...