Páginas

segunda-feira, 12 de abril de 2021

Sobre o número de casos e testes da Covid

 Sobre o número de casos e testes

No início da pandemia de Covid19, ainda em março de 2020, um mantra falado por todos os especialistas como uma das principais medidas de enfrentamento à doença era a testagem em massa: “testar, testar e testar”. Essa foi a primeira estratégia que se mostrou eficiente no combate à pandemia e foi adotada incialmente pela China e Coreia do Sul e, posteriormente, pela Alemanha. Passado mais de um ano, e agora com a chegada da vacinação, a testagem deixou de ser o foco, mas isso não significa que tal medida perdeu o sentido. Muito pelo contrário, ela continua essencial, em especial, quando olhamos quando observamos os dados, vemos que os países mais desenvolvidos ainda realizam uma quantidade enorme de testes que utilizam para identificar e isolar pacientes e conter a doença.

Fizemos um levantamento de alguns dados relativos aos casos testes, e mortes pela Covid19 através da plataforma https://www.worldometers.info/coronavirus/ . Os dados compilados oferecem um panorama interessante da posição ocupada pelo país em relação aos 30 principais países do mundo (veja dados abaixo). (Cabe ressaltar que os dados desta plataforma diferem ligeiramente dos dados do Ministério da Saúde).



Em relação ao número de casos, o Brasil ocupa atualmente a 3ª posição com mais de 13,4 milhões de casos, logo atrás da Índia com quase mesmo número. Os EUA ocupam a 1ª posição com cerca mais de 30 milhões de casos. No entanto, a diferença em relação ao número de testes é exorbitante. Os EUA fizeram nada menos que 418 milhões de testes, número maior que de sua população (332 milhões), o que indica uma média de 1,2 teste por pessoa no país. A Índia que tem aproximadamente a mesma quantidade de casos registrados que o Brasil (13,5 mi) fez nada menos que 256 milhões de testes, enquanto o Brasil fez pouco mais de 28 milhões. Dito de outro modo, muito embora Brasil e Índia tenham praticamente o mesmo número de casos de Covid19, a Índia fez 9 vezes mais testes que o Brasil.

Pelo critério de teste por habitante, o Brasil ocupa a 27ª posição (entre os 30 países) com apenas 0,13 testes por habitante a frente somente das Filipinas (0,097), Indonésia (0,048) e México (0,048). Reino Unido (1º lugar) e Israel (2º lugar) até o momento fizeram 1,9 e 1,4 testes por habitante, respectivamente.

Outro dado alarmante é obtido quando relacionamos o número de casos registrados com o número de testes realizados, ou seja, a porcentagem de casos positivos em relação aos testes feitos. Por esse critério, o Brasil ocupa isolado a 1ª posição no ranking. Com cerca de 13mi de casos e apenas 28mi de testes, o Brasil tem uma taxa de casos positivos de 47%, ou seja, em média a cada dois testes feitos no Brasil, um é positivo. Logo em seguida, aparecem México, 36,4% (aproximadamente um positivo a cada 3 testes) e Argentina, 26,4% (um positivo a cada 4 testes). Na Índia, essa taxa é de 5,3%, ou seja, um resultado positivo a cada 20 testes realizados. No Reino Unido, com a melhor situação, tem uma taxa de 3,3%, ou seja, um positivo a cada 30 testes. A Organização Mundial de Saúde, OMS, recomenda que essa taxa seja de cerca de 5%.

Ou seja, para que tenhamos 50 mil casos positivos diariamente deveríamos realizar cerca de 1milhão de testes diários. (A capacidade de testagem no país não chega a 100mil).

Tais resultados mostram que o Brasil testa muito pouco sua população. Somente são testados os casos sintomáticos e graves que chegam às unidades de saúde. Não identifica os casos assintomáticos, não faz rastreamento da doença e por isso não tem controle de como ela está. Tudo isso pode indicar também uma subnotificação de casos e falta de controle da pandemia, pois não dá valores reais de taxa de transmissão e disseminação do vírus.

Além de testar muito pouco sua população, o país não realiza estudos genômicos dos casos testados. Tais estudos são importantes pois identificam variantes do vírus que podem ser mais resistentes inclusive às vacinas (até então as vacinas existentes se mostraram eficazes com todas as variantes testadas). Mas e o futuro?

A combinação da disseminação do vírus com a falta de dados coloca o país em uma situação perigosa.


Nenhum comentário:

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...