Páginas

domingo, 11 de abril de 2021

Araraquara e Serrana: lockdown e vacinação em massa

 

Araraquara e Serrana são os exemplos do deveria ter acontecido no Brasil desde o início

Estamos há um ano imersos no caos da pandemia, com o ambiente político brasileiro desorganizado e conflagrado pelo bolsonarismo negacionista liderado pela figura que ocupa a Presidência.

A guerra da desinformação e a ausência de um plano nacional de enfrentamento da pandemia impediu o Brasil de fazer o distanciamento social adequado, com informação correta e apoio financeiro do poder público para trabalhadores e empresários.

A cidade de Araraquara, administrada por Edinho Silva PT, tem mostrado que um distanciamento social bem feito, como ocorreu em diversos países, impede o colapso no sistema de saúde, evita mortes e prepara adequadamente o país para a retomada econômica.

Aí entra o exemplo de Serrana, aqui na nossa região. Escolhida como pólo para um projeto de vacinação em massa pelo governo de São Paulo, após completada a etapa de duas doses, a cidade percebe o resultado: zerou as intubações.

Pois bem. Hoje todo mundo sabe que o governo Bolsonaro teve a oportunidade de adquirir 70 milhões de vacinas de Pfizer e 160 milhões da coronavac, entre julho e agosto de 2020, e recusou, disseminando a desinformação de que a pandemia estava no fim e indicando como prevenção um kit medicamentoso sem efeito comprovado.

Tivéssemos feito o distanciamento social adequado em 2020 e comprado as vacinas no momento certo, estaríamos hoje de fato em outro patamar sanitário e econômico e, muito mais importante, teríamos evitado a tragédia de termos mais de 350 mil mortes e o caos atual.

Os EUA, até pouco tempo mergulhado no caos trumpista, de onde o bolsonarismo se alimenta, se livrou do seu líder negacionista e tomou outro caminho e, hoje, já vacinou 165 milhões de pessoas.

Que os exemplos de Araraquara, Serrana e EUA nos mostrem a nossa realidade e nos façam despertar para a mudança e a prestação de contas necessárias.  

Ainda há tempo.

Blog O Calçadão

Nenhum comentário:

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...