Páginas

domingo, 30 de maio de 2021

Atos em Ribeirão Preto se somam ao tremendo 29M

 

Foto: Frente em Defesa da Democracia de Ribeirão Preto

Os atos de ontem, com o mote "Fora Bolsonaro, vacina no braço e comida no prato", envolveram centenas de municípios do Brasil e do exterior, reinaugurando a luta de rua contra o governo da morte.

Não foi uma decisão fácil ou imune de críticas. No recente 1o de maio as forças populares resolveram manter os atos on line e vimos a extrema direita ocupar as ruas.

Também não foi uma decisão fácil do ponto de vista do diálogo com a opinião pública, uma vez que o próprio bolsonarismo vai numa toada de isolamento em virtude de suas ações negacionistas e irresponsáveis na pandemia.

Mas tudo deu certo e o 29M foi um sucesso tremendo.

Ninguém que estava ali o fazia por negacionismo ou por golpismo. Quem foi o fez contra um governo da morte, tão perigoso quanto o vírus. O recado foi claro: ou se derruba este governo ou morreremos.

Nesse sentido, precisamos dizer que as entidades que formam a Frente pela Democracia de Ribeirão Preto acertaram duplamente. Primeiro em manter o ato, se somando a este dia histórico e sinalizando para os progressistas da cidade que há luta. 

O segundo acerto foi tático. Ao mudar o ato para uma carreata, os manifestantes evitaram confrontar o lockdown local, fizeram uma mobilização de respeito e terminaram o evento em uma concentração rápida e necessária na Esplanada do Pedro II, onde originalmente ocorreria o ato.

A partir do 29M uma nova etapa de lutas se abre e novos desafios também. Tudo aponta para um aumento numérico das manifestações conforme a vacinação aumente, mas também estamos diante de uma terceira onda sombria e diante de um sistema de repressão que tende a responder com mais violência do que ontem, assim como respondeu no Chile e na Colômbia.

É preciso resistir e avançar. Antes de 2022 temos 2021 e este ano é decisivo para construir a mudança.

Fica como homenagem de luta a lembrança dos companheiros Fernando Tremura e Laerte, que tombaram por esta doença fortalecida pelo governo da morte. E fica a solidariedade à vereadora Liane Cirne PT do Recife, vítima da intolerável violência policial contra manifestações populares.

Blog O Calçadão

2 comentários:

Cláudia disse...

Um grande bálsamo pra aliviar a dor causada por todo o desgoverno e nos dar forças para as lutas que estão latentes. #forabolsonarogenocida

Célia lima disse...

É necessário tomar as ruas,tombar Bolsonaro da! Vacina no braço e comida no prato!

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...