Páginas

sábado, 22 de maio de 2021

Cantinhos de Ribeirão: igreja das Palmeiras

 

Localizada no Complexo Ribeirão Verde, igreja Santa Rita das Palmeiras
Fotos Blog O Calçadão ( Ailson Cunha)

Era o ano de 1845 quando uma parte da antiga fazenda das Palmeiras foi doada para a Igreja Católica para a construção de uma paróquia na região norte da atual Ribeirão Preto.

Segundo alguns, esse seria o marco fundador da nossa cidade no tempo em que tudo por aqui ainda fazia parte da Comarca de São Simão.

Porém, em 1856, na região do córrego Retiro Saudoso, onde hoje fica a Praça XV de Novembro, uma outra gleba da antiga fazenda Barra do Retiro foi doada para a construção de uma igreja, a primeira matriz de Ribeirão Preto, considerada hoje o marco fundador.

Polêmicas a parte, a região onde se encontra a paróquia Santa Rita das Palmeiras é um local de memória da nossa cidade, em pleno Complexo Ribeirão Verde e convida à visitação.

Excelente para conhecer numa manhã de domingo e voltar ao passado fundador de nossa cidade.

É um cantinho de Ribeirão Preto, dentre tantos outros, que o Blog O Calçadão traz para você e que o município poderia cuidar melhor, dentro de um projeto de resgate histórico e turístico.


VEJA NOSSO VIDEO: https://youtu.be/XD5LvLp2kmw

Capela mais antiga






Nenhum comentário:

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...