Páginas

sexta-feira, 28 de maio de 2021

"A gente precisa, de vez, enfrentar e abrir a caixa preta que é a Transerp", afirma o vereador Zerbinato.

 

Vereador pelo PSB, Sérgio Zerbinato criticou a falta de diálogo do Prefeito com os trabalhadores e usuários do transporte coletivo em Ribeirão Preto.


No último dia 24, os motoristas de ônibus decretaram greve protestando contra o não pagamento do adiantamento salarial, que deveria ter sido pago no dia 20 de maio, além de exigirem a vacinação da categoria contra a Covid-19. Para falar sobre este e outras questões ligadas ao transporte público, o Blog O Calçadão conversou com o vereador Sérgio Zerbinato (PSB).

Em recentes estudos, ficou demonstrado que motoristas de ônibus encabeçam o grupo de risco de trabalhadores com maior risco de contaminação pelo coronavírus, com 71% de probabilidade, se acordo com um estudo de pesquisadores do InstitutoAlberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da UniversidadeFederal do Rio de Janeiro (Coppe-RJ).

Para Ricardo Jimenez, articulista do Blog O Calçadão, Ribeirão Preto possui um monopólio de empresas que exige aumento de tarifas, verbas, não aumenta frota, o que em época de pandemia, aumenta a lotação e o contágio, colocando em risco trabalhadores do transporte e população.

Zerbinato destacou que a mobilidade urbana é um dos eixos de seu mandato e que, enquanto vice-presidente da Comissão de Meio-Ambiente e Sustentabilidade de Mobilidade Urbana já convocou, aprovado pela Câmara, os empresários do ramo para prestarem depoimento. Entretanto, até hoje, mesmo com a aprovação, a Câmara não emitiu ainda uma resolução para chama-los.

“A mobilidade urbana é um dos eixos do meu mandato, a qual a gente vem planejando o desenvolvimento pros quatro anos de mandato. Eu sou, hoje, vice-presidente da Comissão de Meio-Ambiente e Sustentabilidade de Mobilidade Urbana e desde o início do mandato já estamos fazendo várias propostas, vários projetos de leis relacionados à mobilidade urbana. Já tentamos convocar o Superintendente da Transerp para ir à Câmara falar um pouco. Convocamos, aprovado, os empresários das empresas de transporte público e do consórcio e, até hoje, a Câmara não fez uma resolução para que sejam convocados. É um eixo do meu mandato que tenho prestado muita atenção, principalmente em relação com os trabalhadores do transporte público e com os usuários.”  

Durante o programa Zerbinato adiantou que em contato com o Sindicato dos Empregados do Transporte Urbano de Ribeirão Preto (Seeturp) os trabalhadores não voltariam sem terem as suas reivindicações atendidas ou mediante ação judicial, o que de fato ocorreu, mediante decisão da Justiça do Trabalho, que determinou, no último dia 25 a volta parcial da circulação dos ônibus do transporte público de Ribeirão Preto (SP), marcando uma audiência de reconciliação para a próxima terça-fera, 1º de junho.

Negligência da Prefeitura em relação aos motoristas

Sobre a vacinação, o vereador psbista destacou já estava no Plano Estadual de Vacinação a vacinação dos motoristas, que esta já era para ter acontecido no dia 18.

“O meu mandato aprovou um projeto de lei municipal obrigando a prefeitura a colocar os motoristas como grupo preferencial na vacinação e até hoje a prefeitura não vacinou estes motoristas.”

E destacou a importância dos motoristas, além dos riscos que eles correm desde o início da pandemia.

“Como todo mundo sabe os motoristas são linha de frente trabalhando para estes ônibus aglomerados porque a prefeitura aceitou que as empresas reduzissem a frota e os motoristas estão trabalhando nessa situação na linha de frente desde o início da pandemia, levando as pessoas aglomeradas dentro dos ônibus. O risco é muito grande para eles, já morreram motoristas aqui na nossa cidade”.

Zerbinato, na ocasião, destacou que considerava a paralisação muito justa, uma vez que os trabalhadores se viam diante de uma situação de pandemia e contágio iminente, além do atraso de salarial com contas para pagar.

“Me solidarizo muito. Conversei com o sindicato, conversei com os trabalhadores que estão mais a fim de fazerem a greve do que próprio Presidente do Sindicato”

E adiantou o “lockdown” que a prefeitura decretou no último dia 27 até o dia 31 de maio, reabrindo, apenas no dia 1 de junho, data marcada para a reconciliação, incluindo transporte público.

“E agora a prefeitura decretou o “lockdown” e já colocou o transporte coletivo como um dos segmentos que vai paralisar, também.”

Ônibus elétrico e ônibus articulado

No decorrer da entrevista, Sérgio Zerbinato falou sobre a intenção da prefeitura de Ribeirão de implementar o ônibus elétrico e o ônibus articulado (sanfonado ou mihocão).

“Algo que a gente precisa ter muita atenção em Ribeirão é que as ruas não são planejadas. A prefeitura anunciou a possibilidade do ônibus elétrico e de um articulado, mas as ruas de Ribeirão não têm estrutura para isso. As avenidas de Ribeirão não têm estrutura. Precisa ser planejado. Ribeirão Preto precisa ser levado à sério”.  


Implementação precisa ser planejada, avalia vereador.

Prefeito Duarte Nogueira não dialoga com trabalhadores do transporte público e nem com usuários, apenas com empresários do ramo

O vereador lembrou os vários projetos aprovados na casa de leis e vetados pelo Prefeito Duarte Nogueira para proteger tanto motoristas quanto usuários do transporte urbano municipal. Sérgio destacou que Nogueira não dialoga e que não só não atendeu as demandas da classe trabalhadora como atendeu as demandas da classe patronal e reduziu a frota de ônibus em plena pandemia.

“Só lembrando que houve projetos de disponibilização de álcool gel dos ônibus, de colocar acrílico entre os bancos, ele reduziu a frota, acabou de vetar o projeto de vacinação priotária dos motoristas, de minha autoria. Ele não tem diálogo. Estava conversando com o Presidente do Sindicato e ele nunca o recebeu para conversar. Então, a falta de diálogo da prefeitura, a falta de interesse da prefeitura. Aí, a gente se coloca a pensar: Tá defendendo quem? Por que está defendendo as empresas?”

E falou sobre a necessidade se abrir a caixa preta da Transerp.

“Sempre na Câmara, quando a gente debate a questão da mobilidade urbana, desse consórcio, gera-se uma polêmica muito grande, gera-se um debate muito quente, muito acalorado aqui na Câmara. A gente precisa, de vez, enfrentar e abrir a caixa preta que é a Transerp, aqui, na nossa cidade.”

Nota:

Esta semana o Prefeito Duarte Nogueira, PSDB, enviou para Câmara Municipal de Ribeirão Preto um Projeto de Lei que oferece um subsídio de até R$17mihões para as empresas de transporte público na cidade, o chamado consórcio Pro-Urbano justificando o aumento dos custos operacionais das empresas. A verba destinada é quase 50% maior que a verba do auxílio emergencial do município e virá de um empréstimo que a prefeitura fica autorizada a realizar. 

Veja o programa na íntegra:








Nenhum comentário:

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...