Páginas

sábado, 8 de maio de 2021

A Esplanada nos espera para a luta. Em breve

 

Esplanada do Pedro II

A Esplanada do Pedro II é o palco predileto das manifestações e lutas populares de Ribeirão Preto. Todos que lutam têm na memória uma passagem no Pedro II.

A última grande manifestação foi da juventude em luta, em 2019, a primeira grande reação aos desmandos do desgoverno Bolsonaro. 



Antes disso, em 2017, milhares de trabalhadores lotaram a Esplanada na luta contra o desmonte da previdência que Temer desejava fazer. Foi, sem dúvida, a maior mobilização sindical já feita no local.




Nos últimos anos tivemos mobilizações de mulheres, de professores, do movimento negro, dos trabalhadores sem terra, do movimento por moradia.

E quem não se lembra com saudade dos primeiros tempos da Feira do Livro e seus shows na Esplanada?

E foi na Esplanada que, em dezembro de 2014, este Blog foi iniciado. E já vamos para 7 anos.



Há pouco mais de um ano a Esplanada está calada, vazia. Mais ou menos. Nesse período já tivemos ali a presença da Frente Anti-fascista, em um momento de escalada golpista de Bolsonaro.

Mas estamos com saudades da Esplanada, das mobilizações, da sensação alegre e estimulante de encontrar companheiros e companheiras. Do abraço fraterno da luta.

Convivemos com a angústia do isolamento, com a impotência da falta de vacina, com a raiva de um desgoverno macabro e cruel. Nós faz falta o ombro a ombro da luta.

Mas a Esplanada nos espera, saudosa, pronta para nos receber. E estaremos lá muito em breve. Lá e no Brasil todo.

Em breve.

Blog O Calçadão






Nenhum comentário:

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...