Páginas

terça-feira, 25 de maio de 2021

Lockdown de 4 dias resolve? Só fora Bolsonaro resolve

 

Prefeito Nogueira PSDB anuncia Decreto de medidas restritivas em Ribeirão Preto entre 27 e 30 de maio

Estamos caminhando para completar um ano e meio de pandemia no Brasil e até hoje o país está mergulhado no caos e na guerra da desinformação.

Seguimos tragicamente para 500 mil mortes, sem vacina, sem apoio financeiro para trabalhadores e empregadores, sem uma política nacional de enfrentamento e com a população cada vez mais confusa com relação ao presente e o futuro.

O necessário lockdown nacional que deveria ser feito em 2020 foi sabotado pelo governo federal, assim como a compra de vacinas em julho de 2020. Dessa forma, o STF autorizou estados e municípios a fazerem medidas restritivas pontuais. Fato utilizado pelos negacionistas, e pelo presidente da República, para aprofundar ainda mais a guerra da desinformação, que causou um índice baixo de isolamento social no Brasil inteiro.

O povo brasileiro ficou nas mãos dos governantes locais, uns melhores, outros piores e outros negacionistas diante da crise. Os decretos de medidas restritivas foram sendo cada vez mais bombardeados por diversos setores, incluindo os bolsonaristas.

Enquanto o país claudicava no enfrentamento da pandemia, o governo federal buscava investir em um kit Covid, onde a cloroquina era o medicamento central, para um tratamento precoce não cientificamente comprovado (apoiado inclusive por entidades médicas) com a intenção de se alcançar uma imunidade de rebanho, que hoje se sabe trágica, propagandeada pela conduta do presidente da República e suas aglomerações frequentes.

Se a situação para fazer lockdown, urgente e necessário, já era muito difícil em 2020 com um auxílio emergencial de 600 reais, proposto pelo Congresso a contra-gosto do governo, imagina hoje..

Fazer um lockdown de 4 dias em Ribeirão Preto, de 10 dias em Batatais e outros de diferentes períodos em Bebedouro, Franca e outras cidades são apenas reações locais diante da tragédia e da superlotação de UTIs, mas não resolvem o problema no qual estamos mergulhados desde março de 2020.

Podemos e devemos criticar Nogueira, um prefeito ruim no gerenciamento da cidade e da pandemia, outros prefeitos e o governador, outro populista incompetente. Mas só conseguiremos sair da crise e vencermos a pandemia retirando do poder o presidente negacionista e sabotador das medidas sanitárias.

Com Bolsonaro não há esperança.

Blog O Calçadão

Nenhum comentário:

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...