Páginas

terça-feira, 11 de maio de 2021

Ações contra Duda Hidalgo são políticas e visam amordaçar a vereadora

 

O Conselho de Ética da Câmara aguarda defesa formal da vereadora

A vereadora Duda Hidalgo PT é alvo de dois pedidos de cassação do mandato, um protocolado por Maria Eunice Machado da Silvana, encaminhado diretamente ao Conselho de Ética, e outro impetrado pelo ex-candidato a deputado Alexandre Ferreira de Souza, ligado a partidos bolsonaristas, no Ministério Público.

Ambas representações têm um fundo político e são reações ao fato de que Duda Hidalgo, uma militante do movimento estudantil, participou de atividades políticas de contestação da atuação do presidente Bolsonaro durante a pandemia e em defesa do ex-presidente Lula no julgamento do STF.

São movimentos que indicam o cenário colocado para 2022 e que ainda refletem o ambiente de criminalização da política que tão mal fez para nossa democracia nos últimos anos.

Vimos, em tempos recentes, centenas de manifestações em defesa da lava jato com cartazes profundamente anti-democráticos e, atualmente, convivemos com aglomerações em forma de manifestações, realizadas em plena pandemia, em defesa de Bolsonaro. 

Duda se manifestou fora do horário de funcionamento da Câmara e o argumento da Lei da Cidade Limpa serve para publicidade e não para manifestações políticas.

O Conselho de Ética da Câmara tem que arquivar esse caso após correr os prazos burocráticos e deixar que as disputas políticas sigam os caminhos da democracia. 

Basta de criminalização da política. Chega de dar vazão às táticas lavajatistas e bolsonaristas de buscar amordaçar os adversários com manobras jurídicas.

Exemplos como o de Duda têm sido recorrentes em São Paulo, com perseguições de grupos bolsonaristas a mandatos de mulheres jovens de esquerda. E que infelizmente encontram guarida em alguns espaços institucionais.

Duda Hidalgo é uma jovem vereadora, que surgiu no seio do movimento estudantil tão necessário para a renovação da política e para entusiasmar os jovens para a participação dos debates sociais. Duda é uma mulher que tem lado na política e que busca expressar sua liberdade de expressão e manifestação com Independência e coragem.

Jovens como Duda Hidalgo precisam ser incentivados e não amordaçados na política.

Precisamos criar um ambiente político transparente para que as urnas de 2022 reflitam livremente o resultado dos necessários embates sociais, dentro das regras democráticas.

Blog O Calçadão

Nenhum comentário:

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...