Páginas

domingo, 30 de maio de 2021

As manifestações do 29M na mídia tradicional em Ribeirão

    A cobertura jornalística das manifestações do dia 29 de Maio contra o presidente Bolsonaro feita pelos maiores veículos de imprensa da cidade foi bastante reduzida, assim como ocorreu em nível nacional. O 'boicote' ao ato de ontem é bem diferente da cobertura que esses mesmos veículos fizeram dos atos verde/amarelo contra a presidenta Dilma há alguns anos com inclusive inserções ao vivo dos atos. 

    O Jornal A Cidade ON soltou uma reportagem às 13h23 com um vídeo de 1min15s e 9 fotos. Ao todo a reportagem tem 20 linhas, 177 palavras e 900 caracteres (o equivalente a 6 tweets).

    Tanto o vídeo quanto as fotos dão destaque ao final do ato que ocorreu na esplanada do Teatro Pedro II com um número de participantes já bastante reduzido dando a entender que o ato foi um grande fiasco.

    A reportagem se refere aos participantes (quase de forma pejorativa) como ‘o grupo’, não mostra a concentração do ato, nem uma imagem que dá a dimensão da carreata percorrendo as ruas da cidade focando apenas no grupo que se concentrou na esplanada. A reportagem também cita que embora fosse reduzido houve aglomeração (o que de certa forma tenta desqualificar o ato) e finaliza dizendo que a PM acompanhou a manifestação.

São ‘meias’ verdades e as imagens reproduzidas pelas redes não deixam mentir. Já na concentração no estacionamento do Estádio do Botafogo era possível ver que o ato foi grande. Após a saída, os veículos tomaram a Avenida Constábile Romano, parte da Francisco Junqueira e chegando na Rua Florêncio de Abreu. Devido a interdições da TRASERP, os carros tiveram que fazer vários desvios para cruzar a Avenida Independência e, no centro, muitos se perderam (há denúncias de que em alguns locais a PM impediu a passagem o que fez mais carros se perdessem).

    A notícia reproduzida pela EPTV que por sua vez é reproduzida pelo canal G1 (do grupo Globo) é quase uma cópia do A Cidade ON, tão pequena quanto: tem 6 fotos (do ato na esplanada), um vídeo de 35 segundos e pode ser resumida em 148 palavras.

    A Revista Revide reproduziu um pouco melhor a notícia, mas apenas com 5 fotos (mostrando a concentração um trecho da Avenida Constábile Romano tomada por carros, alguns cartazes e a parte final do ato) e com 330 palavras.

    Entender como a notícia chega até a população é importante, pois isso interfere na vida política da cidade. A maior parte dos trabalhadores de nossa cidade terão acesso, em grande parte, apenas às notícias citadas acima. Eles verão aquelas imagens e formarão sua opinião com base nos dados que lhes são fornecidos por esses veículos e isso é relevante. Precisamos estar atentos a isso.

    Em tempo, este Blog une-se a outros veículos de comunicação e se propõe a democratizar o acesso a informação na cidade.

Precisamos avançar com a comunicação popular em Ribeirão Preto.

Um comentário:

Luís Fantacini disse...

Depois ficam fazendo cara de enterro nos telejornais, como se não fossem cúmplices desse governo genocida. Ajudaram a elegê-lo, ajudam a mantê-lo.

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...