Páginas

segunda-feira, 10 de maio de 2021

A extrema direita tem agenda mundial

 

A extrema direita tem agenda mundial

A crise do capitalismo, cuja fissura maior se abriu em 2008, mas que provoca uma brutal tragédia econômica e social há 40 anos, fez ressurgir a agenda da extrema direita, que nunca morreu. 

E essa agenda é mundial e se alimenta da desilusão com a política, do aumento da pobreza, do desemprego e da concentração de renda para buscar o poder. 

A ascensão da extrema direita no mundo se dá ora em parceria com o projeto neoliberal, acusando o Estado de provocar a crise, ora usando a imigração como mote para reverberar sua narrativa populista.

E há muito dinheiro por trás dessa agenda mundial.

Vejamos o caso da França, onde a extrema direita já atua há bastante tempo. Uma carta ameaçando guerra civil na França é subscrita por 75 mil militares ligados a essa pauta direitista. No centro, o argumento anti-islâmico como isca de apoio popular.

A situação é preocupante e sua solução não se encerra no simples combate à extrema direita. A solução está em enfrentar a crise do modelo neoliberal. Sem isso os problemas só se agravarão.

Blog O Calçadão

Nenhum comentário:

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...