Páginas

sexta-feira, 7 de maio de 2021

Vereadoras do PT enfrentam o reacionarismo no interior SP

 

Filipa e Thainara enfrentam os reacionários em Araraquara

A polarização política é algo inevitável nesses tempos de enfrentamento ao golpe neoliberal continuado de 2016 e a ascensão da extrema direita como campo da política.

Enfrentar o movimento reacionário e o bolsonarismo é parte da tarefa diária dos democratas e lutadores populares. E esse enfrentamento é muito próximo no dia a dia dos municípios.

E é isso que tem acontecido em algumas cidades do interior de São Paulo, onde vereadoras combativa do PT e da esquerda fazem o enfrentamento com mandatos dispostos a defender os direitos sociais e humanos.

Araraquara e Catanduva

A partir do posicionamento contrário ao projeto de Lei 504/20, reacionário e homofóbico, aprovado na ALESP, inconstitucional segundo a Conjur, que proíbe a veiculação de propaganda contendo conteúdo LGBTQIA+ no estado de São Paulo, as vereadoras Thaise Braz, do PT de Catanduva, e Thainara Faria, Filipa Brunelli e Fabi Vergílio, do PT de Araraquara, sofreram ataques dos reaças.

Thainara, Filipa e Fabi foram atacadas em Araraquara por apresentarem Moção de Repúdio ao projeto na Câmara de Araraquara. As vereadoras enfrentaram, inclusive, um pedido de cassação apresentado pela direita local.

Já Thaise Braz foi atacada por um fundamentalista reacionário em um jornal local de Catanduva. Imitando o tom de uma nota recente do Clube Militar contra o STF e as esquerdas, o reacionário de Catanduva faz claro discurso de ódio contra a vereadora.

Ribeirão Preto

A vereadora Duda Hidalgo, do PT de Ribeirão Preto, também foi alvo de ataques reacionários após participar de uma atividade em defesa do ex-presidente Lula. Duda enfrentou ataques da imprensa local, de vereadores derrotados na última eleição e um pedido de cassação encaminhado por um bolsonarista que promove aglomerações defendendo intervenção militar na cidade.

São Joaquim da Barra

Já na vizinha São Joaquim da Barra a vereadora petista Vera Flores enfrenta o reacionarismo por parte da primeira dama do município. Vera, inclusive, fez um boletim de ocorrência após ser expulsa aos gritos pela primeira dama da Câmara de Vereadores em um evento da Casa. Vera vem enfrentando dura batalha desde sua posse. Segundo o Presidente do PT de São Joaquim da Barra afirma que a vereadora Vera Flores tem sido alvo da atual administração do MDB na cidade. "Vera não é recebida nas repartições e não tem respostas às suas indagações. Vera sofre por ser uma oposição propositiva e vigilante", disse Rodrigo Nicolau, Presidente do PT local.

Esses enfrentamentos indicam como serão as batalhas daqui até 2022. Que as vereadoras petistas e todos os demais mandatos populares e de esquerda se mantenham firmes na luta pela democracia, contra o machismo, contra a homofobia e em defesa dos direitos sociais e humanos.

A luta pela reconstrução do Brasil será árdua mas vitoriosa 


Blog O Calçadão

Nenhum comentário:

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...