Páginas

sábado, 6 de abril de 2019

Administrações públicas buscam afastar movimentos sociais e sindicatos de conselhos populares

Estamos vivendo um período de depreciação da política como prática de diálogo, participação e ferramenta democrática.

Nessa conjuntura, governos com viés autoritário ganham força e buscam impôr uma lógica administrativa onde não cabe a participação da sociedade civil organizada, principalmente de movimentos sociais e de sindicatos que tenham compromisso com pautas populares.

Os preceitos existentes na Constituição de 1988 estão sendo relativizados: a presunção de inocência, as garantias individuais e coletivas e os pilares de um Estado de bem-estar social, baseado no tripé Seguridade Social, SUS e educação pública.

A própria atividade livre de sindicatos e movimentos sociais corre risco neste cenário de fortalecimento do autoritarismo e de governos neoliberais.

O termômetro imediato dessa conjuntura são os conselhos populares.


Em nível nacional, o governo Bolsonaro vem atuando para retirar ou calar os movimentos sociais e sindicatos dos conselhos, cortando canais de participação e diálogo.

Isso tem se repetido em governos estaduais, como o de São Paulo, e em prefeituras, como a de Ribeirão Preto.

Em Ribeirão Preto, os conselhos estão sendo ignorados em pautas importantes da cidade, como na educação. A Prefeitura passou por cima das atribuições do Conselho Municipal de Educação (CME) e enviou para a Câmara, com apoio de vereadores, o Plano Municipal de Educação (PME) sem a devida avaliação do Conselho.

A mesma prática é feita em outras pautas, como na relação com as associações de moradores, ignoradas nas decisões tomadas e nas suas justas reivindicações. 

Somente a unidade entre movimentos, sindicatos e entidades da sociedade civil pode dar conta de se contrapor a essa lógica autoritária dos atuais governos, buscando exigir canais de diálogo e participação, além de fazer a necessária e urgente defesa dos preceitos da Constituição de 1988.

Blog O Calçadão

Nenhum comentário:

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...