Páginas

sexta-feira, 4 de junho de 2021

A tragédia no Rio e a chaga da moradia - Márcia Lia

 



A moradia digna é um tema absolutamente urgente. Deveria ser pauta diária de governos, de parlamentos e da sociedade para antever e prevenir desalentos, mortes e crimes contra famílias vulneráveis. De novo um prédio em Rio das Pedras, na cidade maravilhosa, desabou. De novo fica explicitada a imoralidade que envolve parte da moradia para “baixa renda” no país. Rio das Pedras é um exemplo. Ponto. E para além da disposição de se encontrar e punir culpados, o que se tem de absoluto é uma reflexão sobre a situação de pessoas e famílias sem teto. 

Temos assistido e buscado resistir a dezenas de despejos que reproduzem muito da cena desta semana em Rio das Pedras: desalento, dor e desamparo. E o mais doído é ver que governos neoliberais pouco se movimentam para construir moradias que sejam dignas. Não há interesse em ocupar o solo com imóvel para “baixa renda”. E a consequência do descumprimento desse preceito constitucional é ver homens e mulheres com suas crianças, idosos e bichinhos de estimação se sujeitarem a ocupar imóveis em busca de abrigo, sempre à espera do momento em que um juiz ou um prefeito vai decidir pelo despejo. Ou, se sujeitarem a morar num local construído não para dar moradia, mas para dar lucro. 

Nosso mandato tem na moradia digna uma de suas principais bandeiras. Estamos em luta contra os despejos judiciais e administrativos neste momento de pandemia. Não haverá paz social verdadeira enquanto a injustiça for mais forte que o direito. Que as famílias em Rio das Pedras encontrem amparo e conforto. Que os governos cumpram seu papel constitucional. Basta de tragédias por um teto e uma dignidade.

Márcia Lia

Deputada Estadual

Nenhum comentário:

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...