Páginas

sábado, 5 de junho de 2021

Coleta Seletiva atende só 1% da população de Ribeirão Preto

 

Cooperativa de Agentes Ambientais Mãos Dadas.
Fotos: Filipe Augusto Peres


O município de Ribeirão Preto praticamente não possui Coleta Seletiva de lixo. Isto é o que mostra dados do Sistema Nacional sobre saneamento. De acordo com SNIS, o município possui a taxa de apenas 1% de coleta seletiva da população urbana, muito abaixo quando comparado com municípios do mesmo porte.


Coleta insuficiente é um problema.

Ribeirão Preto realiza a coleta seletiva de lixo uma vez por semana em um horário, apenas. De acordo com informações da página da Secretaria de Infraestrutura/Coordenadoria de Limpeza Urbana, no site da prefeitura, o município realiza a retirada dos matérias recicláveis pelo sistema “porta a porta” e coleta pontual. O site ainda informa que que o material recolhido é levado para “cooperativa” mas não a determina e nem a localiza na informação, apenas informando que receberá triagem, seleção, acondicionamento e destinação final, sem especificar qual será esta.

“O material recolhido é destinado para cooperativa, onde são feitos triagem, seleção, acondicionamento e destinação final.” Veja no quadro abaixo, em vermelho, que Ribeirão Preto apresenta apenas 1% de taxa de coleta seletiva contra 24,78% da média nacional, 27,3% da região Sudeste, 38,25% do Estado de São Paulo.



Comparativo com cidades do mesmo porte

Joinville (SC)


Joinville possui quase 600.000 habitantes e tem 100% de coleta seletiva. Existe uma empresa responsável por fazer a coleta dos resíduos separados pelas pessoas, com dias e horários fixos para passar nas ruas da cidade com os caminhões. O município possui 6 cooperativas de recicladores as quais são cadastradas no município. As cooperativas possuem locais em que apanham os resíduos recebem, fazem a separação do material, em seguida, condensam para fazer a reciclagem. O material reciclado é vendido pelas cooperativas para empresas interessadas.



São Bernardo do Campo

 

O município de São Bernardo do Campo (SP) possui 844.000 habitantes e uma taxa de coleta seletiva de 99,1% de coleta seletiva. A cidade alia a conservação do meio-ambiente com a geração de renda e trabalho às cooperativas de catadores. De acordo com as próprias palavras do site oficial da Prefeitura de São Bernardo do Campo,

A Coleta Seletiva porta a porta é uma coleta especial e diferenciada, em que todos os materiais como papel,

plástico, metal e o vidro são coletados e enviados às Centrais de Triagem, onde cooperativas de catadores fazem o trabalho de seleção e venda deste material, transformando-os em renda própria, além de possibilitarem estes materiais retornem ao mercado como novos produtos.”

Além do mais, a prefeitura disponibiliza 13 Eco Pontos no município para que os habitantes possam descartar o lixo a ser reciclado funcionando de segunda a sábado, das 8 às 16 horas.


Procurada pela reportagem para falar sobre como resolver o problema da coleta seletiva na cidade, a educadora ambiental e consultora lixo zero da empresa Ibiapé Sustentável e integrante do Coletivo Lixo Zero, Joyce Freitas, aponta alguns problemas em Ribeirão Preto que envolvem questões como ausência de educação ambiental focada para a população acerca dos resíduos sólidos, além da necessidade regulamentação da lei municipal, transparência e diálogo da prefeitura com os habitantes de Ribeirão Preto.

 

“Acredito que a resposta envolva questões como: ausência de educação ambiental focada pra população acerca dos resíduos sólidos, a lei municipal apesar de já aprovada, ainda precisa ser regulamentada e existe muita morosidade nesse processo, pela falta de diálogo entre as secretarias de educação e meio ambiente. Falta muita transparência e diálogo da prefeitura com os munícipes acerca dos processos de reciclagem, investimento e empoderamento das cooperativas locais, porém nosso município provém de uma única cooperativa, extremamente sucateada e abandonada pelo poder público”.

 

A educadora ambiental ainda salientou a necessidade de se criar mais cooperativas de reciclagem, além de melhorar a estrutura da cooperativa existente atualmente, a Cooperativa de Agentes Ambientais Mãos Dadas.

 

“A criação de mais cooperativas seria um incentivo, desde que a primeira tenha dignidade com os cooperados e qualidade com os resíduos. Também não temos incentivo relacionados aos comércios/empresas para que pudessem sediar seus locais como ecopontos de recicláveis, incentivo e informação sobre  logística reversa, economia circular, entre outras”.




Frente da Cooperativa.





Nota

 

Reciclagem é o processo em que há a transformação do resíduo sólido que não seria aproveitado, com mudanças em seus estados físico, físico-químico ou biológico, de modo a atribuir características ao resíduo para que ele se torne novamente matéria-prima ou produto.



Nenhum comentário:

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...