Páginas

quarta-feira, 23 de junho de 2021

Sinofobia, vírus chinês e a Globo



 Por Leonardo Sacramento

Da página Fanon e Política

Domingo (20) no Fantástico passou uma reportagem fantasiosa sobre morcegos no laboratório de Wuhan, na China. Não está noticiada em nenhuma revista e jornal relevante no planeta, mas supostamente a Globo descobriu um furo. Procurei a origem. Foi fácil, pois somente uma TV australiana noticiou, a Sky News. Austrália e China estão com relações rompidas porque o presidente é declaradamente sinofóbico (racista), até pior do que Bolsonaro. A Austrália se liga com os EUA pela Commonwealth, uma instituição originalmente de países anglo-saxões brancos que apoiou o Apartheid sul-africano. É um titere dos EUA, hoje usado para sufocar a China no Mar do Sul da China, principal rota comercial do planeta.

Assim como Trump, Biden declarou guerra à China. É o consenso suprapartidario, destruir o país visto como concorrente a sua hegemonia política. Assim o fez no G7, hoje um grupo irrelevante, e condicionou o retorno dos EUA à OTAN com uma declaração contra a China. Mais: deixou vazar que o Serviço Secreto dos EUA consideram a Covid-19 um vírus chinês. A OMS, que pesquisou a questão e concluiu que a tese do vírus em laboratório é terraplanismo, está sendo enquadrada por Biden e a Globo como Trump e Bolsonaro enquadraram. Na reportagem da semana passada, o jornalista responsável teve a pachorra de dizer que um cientista da OMS não deu entrevista porque a OMS teria proibido, o que sempre foi praxe da entidade em casos semelhantes, com uma música de fundo, como se fosse um programa policial. 

Mas o Serviço Secreto dos EUA fazer o que fez é compreensível. Tem interesse. A Austrália se inserir na narrativa conspiracionista também é: estão em guerra comercial com uma crise econômica de grandes proporções no país. Todos têm interesses. Mas e a Globo? A Globo é um puxadinho do Partido Democrata. Formou-se com uma intervenção dos EUA que gerou uma CPI em 1966, silenciada pelos amigos generais. Termos como "mundo ocidental" e "nações democráticas", em que ela se inclui, claro, tornaram-se mais comuns em seu textos desde a vitória de Biden.

Agora, a Globo republicou uma fake que somente uma TV australiana noticiou. Inacreditável! Nas imagens feitas pelo próprio laboratório, há morcegos sendo manejados por cientistas, na qual a cientista-chefe publicizou no mesmo vídeo os seus resultados: morcegos possuem coronavirus e outros vírus. A "descoberta" do vídeo foi feita por um grupo de "cientistas armadores" e noticiada apenas por uma TV australiana. Sim: esse é o nome da organização, "cientistas armadores", com um "especialista em geopolítica". O jornalista terminou a sua reportagem com a seguinte afirmação: "é assim que esse debate vai ganhando tamanho com argumento respeitável dos dois lados". A Globo deu as mãos para o Bolsonaro. Terraplanista, racista, conspiracionista e reacionária.

Leonardo Sacramento é professor da rede municipal de Ribeirão Preto e pedagogo do IFSP. Presidente da APROFERP e militante da OCAC (Organização Comunista Arma da Crítica).

Nenhum comentário:

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...