Páginas

quarta-feira, 23 de junho de 2021

Novo ministro do meio Ambiente pode ter mentido no currículo

Em documento do Ministério do Meio Ambiente, MMA, de setembro de 2020, o novo ministro, Joaquim Leite, declara ter realizado um curso de mestrado no INSPER entre 07/2004 e 07/2006. Porém, no próprio documento, o curso é denominado como MBA Executivo, que não se equipara a um curso de nível de mestrado (Pós-graduação Stricto Sensu) e sim especialização (Pós-Graduação Latu-sensu).

https://www.gov.br/mma/pt-br/acesso-a-informacao/institucional/quem-e-quem-1/secretaria-da-amazonia-e-servicos-ambientais/joaquim-leite.pdf


O novo ministro (se não mentiu intencionalmente) no mínimo, cometeu um erro ao atribuir ao curso de MBA (Master in Business Administration), a nomenclatura de Mestrado. Aqui no Brasil, o curso de Mestrado que confere o título de Mestre para quem o conclui exige cumprimento de créditos em disciplinas e ao final a defesa pública de dissertação.

Consultamos o INSPER se o referido curso é de fato um curso de mestrado, qual foi o título da dissertação do novo ministro e a data de sua defesa? Por telefone, o INSPER não quis se pronunciar, alegando que não poderia passar informações pessoais (embora, se ocorreu, a defesa e a dissertação são públicas). Enviamos os mesmos questionamentos por email para a assessoria de imprensa da instituição e estamos aguardando resposta.

O novo ministro não é primeiro desse governo a apresentar inconsistências em seu currículo. Em 2020, o então nomeado Carlos Decotelli nem chegou a assumir e foi substituído por conta dos erros em seu currículo, entre os quais o curso de doutorado que teria sido realizado na Argentina, mas foi desmentido pela própria instituição.

A ministra Damaris também alegou, no início do mandato, ser mestra em direito constitucional e da família, mas ao ser questionada confirmou que também nunca obteve o título acadêmico.

Os ex-ministros da educação Ricardo Velez e Abraham Weintraub e próprio ex-ministro do meio ambiente demitido hoje, Ricardo Sales, também tiveram inconsistências em seus currículos.

Aguardamos uma declaração do atual ministro.

Nenhum comentário:

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...