Páginas

sábado, 19 de junho de 2021

INSS é suspeito de vazar dados de pensionistas para bancos

Presidente do INSS vai falar aos deputados sobre possível vazamento de dados
Foto: Pedro França/Agência Câmara Notícias



 Informação de processos de aposentadoria que deveriam ser protegidos no INSS podem ter vazado para bancos que realizariam empréstimo consignado sem autorização.

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados promove na próxima quinta-feira (24) audiência pública para discutir o  provável vazamento de informações do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Entre os ouvidos na audiência estão o Presidente da Febraban, Isaac Sidney Menezes Ferreira e o Presidente do INSS, Leonardo José Rolim Guimarães e o Presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.

O autor do requerimento é o deputado Elias Vaz (PSB-GO). Em seu requerimento, Elias Vaz aponta a falta de medidas de fiscalização, por parte do Banco Central do Brasil, e sinais de irregularidades nos empréstimos consignados.

De acordo com o deputado, milhares de aposentados e de pensionistas estão recebendo depósitos sem nunca terem pedido o dinheiro e estão sendo descontados, enquanto o dinheiro não volta para o banco. Vaz fala de bancos condenados pela Justiça a devolver em dobro o valor por empréstimo consignado não solicitado.

"Existem casos de recém-aposentados, que ainda nem sabiam que o processo de aposentadoria já estava concluído, e receberam consignados em suas contas, sendo inclusive informados da sua aposentadoria pelo banco", relata o deputado.

"Esse tipo de informação, que deveria ser tratada como dados pessoais sigilosos, tem vazado para esses bancos, quando deviam estar protegidas no INSS, que não tem efetuado medidas eficazes para proteger o segurado", aponta.

A reunião acontecerá no plenário 11, às 9 horas.

Estão convidados:

  • o presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Isaac Sidney Menezes Ferreira;
  • o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Leonardo José Rolim Guimarães (confirmado);
  • o diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça, Pedro Aurélio de Queiroz Pereira da Silva (confirmado);
  • o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.  
Presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto é um dos convidados a dar explicações sobre as suspeitas da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle.
Foto: Agência Brasil/ José Cruz


Fonte: Agência Câmara Notícias

Nenhum comentário:

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...