Páginas

sexta-feira, 11 de junho de 2021

Pesquisa XP: Bolsonaro resiste e maioria se diz "de direita"


34% da população afirma viés de direita

Na nova pesquisa XP publicada hoje e realizada entre 7 e 10 de junho, por telefone, mostra alguns dados importantes a serem analisados e refletidos pelo campo popular e democrático.

Avaliação de Bolsonaro

50% avaliam o governo Bolsonaro como ruim ou péssimo e 60% desaprovam a maneira de governar do Presidente, ambos indicativos com viés de alta. 58% desaprova a condução de Bolsonaro na pandemia, sendo que 70% acompanha de alguma forma a CPI da Covid. Esses dados são importantes para indicar a necessidade de aprofundar a conscientização da população na condução desastrosa de Bolsonaro, seja na pandemia ou na Presidência como um todo.

Percepção da economia

A perspectiva sobre a economia tem viés de melhora na percepção popular, algo que vai acontecer diante do desastre dos últimos 25 meses. Isso vai exigir do campo popular e democrático um programa ousado e transformador para a realidade econômica dos próximos anos.


De direita ou de esquerda?

Importantes dados para planejamento e ação: 34% se declaram com ideologia de DIREITA contra 26% de ESQUERDA. 34% não sabem.

Sobre os problemas nacionais: saúde lidera, por óbvio. PORÉM, em segundo lugar está a CORRUPÇÃO, o assunto mais usado para dar lastro a narrativas golpistas. Desemprego e fome vêm em terceiro e quarto lugares.

É preciso entender bem para encontrar a narrativa correta de diálogo popular.

Saúde e corrupção lideram os problemas nacionais

Sobre os problemas nacionais: saúde lidera, por óbvio. PORÉM, em segundo lugar está a CORRUPÇÃO, o assunto mais usado para dar lastro a narrativas golpistas. Desemprego e fome vêm em terceiro e quarto lugares.

É preciso entender bem para encontrar a narrativa correta de diálogo popular.

Forças Armadas, ONU e Igreja Católica são as instituições mais bem avaliadas

Outros dados fundamentais para o entendimento do pensamento popular e das ações necessárias.

FORÇAS ARMADAS, ONU e IGREJA CATÓLICA são as instituições de maior confiança.

Partidos Políticos, Congresso e Presidência da República são as de menores confiança.

Ou seja, o sentimento anti-sistema ainda é grande.


Eleições 2022

Na ESPONTÂNEA: Lula 24 e Bolsonaro 24

Mas Bolsonaro tem viés de alta e mostra resiliência, principalmente quando constatamos que o tema corrupção e o sentimento anti-sistema ainda é forte na população.

PESQUISA ESTIMULADA: Pesquisa XP

Lula 32 vs Bolsonaro 28

Aqui é Lula que tem viés de alta, o que mostra a força da memória dos governos Lula na percepção popular, indicando o cenário de esperança diante da atualidade

SEGUNDO TURNO: Pesquisa XP

Lula e Ciro vencem Bolsonaro no segundo turno.

Lula 45 vs Bolsonaro 36

Ciro 41 vs Bolsonaro 37

Importante entender que os números de Lula e Ciro indicam que há uma volta brade popular de mudar o comando do país com projetos de caráter mais social e desenvolvimentista.









Nenhum comentário:

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...