Páginas

quarta-feira, 23 de junho de 2021

Movimentos de Catanduva defendem permanência de infectologista em Comitê da Covid-19




Os movimentos sociais de Catanduva denunciam uma ação de provável perseguição política contra o médico infectologista Ricardo Santaella, até então membro do Comitê de Enfrentamento à Pandemia da cidade. Esta semana um requerimento assinado por 10 vereadores pede a saída de Santaella do Comitê por suposta "parcialidade político-ideologica". Santaella é notório opositor ao "tratamento precoce" sem comprovação científica e debate livremente isso em suas redes. Na Câmara os votos contrários ao requerimento foram de Thaise Braz (PT), Marquinhos Ferreira (PT) e Nelson Toso (PDT).

"Médico competente, com experiência e expertise em infectologia. O Comitê não pode abrir mão de sua contribuição. Não se pode aceitar nenhuma censura às opiniões politicas individuais das pessoas", afirmou ao Blog um dos idealizadores do abaixo assinado contra a saída de Santaella do Comitê.

Clique no link do abaixo-assinado: https://secure.avaaz.org/community_petitions/po/populacao_permanencia_do_dr_ricardo_santaella_no_comite_de_enfrentamento_da_covid19_em_catanduva/?zCTeYjb

Permanência do Dr. Ricardo Santaella no comitê de enfrentamento da covid-19 em Catanduva

A pandemia imposta pela proliferação da Covid-19 tem levado o mundo a combater de maneira constante os prejuízos que a sociedade tem sofrido diante disso, sobretudo na crise sanitária, que mostra-se como a questão mais fundamental no momento.
No âmbito federal uma CPI se organiza para investigar o descaso com a pandemia, e aqui, em Catanduva-SP, vivemos um período de extrema incerteza e descaso com a saúde pública e o sistema de saúde.
No dia 22/06/2021, o vereador Maurício Ferreira se posicionou sugerindo que seja retirado do comitê de enfrentamento à Covid-19 o médico infectologista Ricardo Santaella Rosa. Este, por sua vez, é especialista em infectologia pela Sociedade Brasileira de Infectologia e tem doutorado em clínica médica na área de infectologia pela USP. Vemos com maus olhos tal posicionamento, acusando-o de parcialidade partidária dentro do núcleo de enfrentamento à Covid-19 do município, sendo que o mesmo, de forma pública, apenas tem propagado informações pertinentes divulgadas pela ciência desde o início da pandemia; o mesmo apenas tem cumprido seu papel como médico.
Desde o âmbito federal, profissionais sérios têm pagado caro por seu posicionamento coerente com a ciência e as pesquisas mais recentes no que diz respeito à pandemia, assim, queremos barrar esse discurso negacionista e irresponsável em nosso município de Catanduva-SP.
Formula-se esse abaixo assinado em defesa da permanência de Ricardo Santaella Rosa no comitê de enfrentamento à Covid-19 visto a extrema relevância de sua presença, e também reiterando a insatisfação destes que assinam este documento com a forma com que a administração municipal, e também boa parte da câmara municipal, tem enfrentado a crise sanitária na qual nos encontramos. A ciência mundial, assim como a OMS, já orientaram de maneira ampla quais as formas de enfrentamento e cuidado com a pandemia, além disso, muitos são os países que podem nos servir de exemplo, mas ainda assim vemos uma administração sem posicionamento claro para enfrentar a problemática em nosso município.
Que fique no comitê o Dr. Ricardo Santaella Rosa, e que a administração municipal possa se embasar com mais propriedade para enfrentar a crise sanitária na qual nos encontramos. Chega de mortes por descaso !
Postado 22 junho 2021

Nenhum comentário:

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...