Páginas

quarta-feira, 30 de junho de 2021

Poder Executivo quer aprovar Projeto de Lei Complementar que precariza o Sassom

 

Prédio do Sassom na rua Barão do Amazonas.
Foto: Filipe Augusto Peres

Participação efetiva dos servidores no Conselho passará a ser meramente figurativa caso passe a mudança no modo de votação.


A Câmara Municipal de Ribeirão Preto realizou na última segunda-feira (28) audiência pública para discutir o projeto de lei complementar nº 43/2021 de autoria do Executivo Municipal. Conduzida pela vereadora Duda Hidalgo (PT), a reunião teve a participação de representantes do Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto, e de funcionários públicos municipais.

O PLC nº 43/2021 trata sobre a estruturação administrativa e reorganização do quadro de pessoal do SASSOM (Serviço de Assistência à Saúde dos Municipiários de Ribeirão Preto), que está tramitando na Câmara Municipal. Alexandre Pastova, 2º Vice-Presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto, Guatapará e Pradópolis criticou o PLC. Para o sindicalista, as mudanças precarizam, desestruturam, enfraquecem a entidade, além de poder criar um colapso no sistema de saúde pública do município. Leia os principais pontos da destacados por Pastova dados ao Blog O Calçadão.


Conselho do Sassom

Alexandre Pastova afirmou que o governo Nogueira quer alterar a estrutura de votação do Conselho do Sassom para maioria simples para, deste modo, garantir vitória sempre sobre os interesses da classe trabalhadora.

“Como é que funciona o Conselho do Sassom? O Conselho do Sassom é formado por 7 representantes dos servidores, 7 representantes da administração e dentre estes 7 da administração eles têm de ser servidores contribuintes com o Sassom, mais a Presidente do Conselho que sempre vai ser a superintendente. O sistema de votação do Sassom quando é para matérias de alteração de valores de alíquota, de fator moderador, alteração de majoração da tabela de dependentes precisa ser por dois terços dos votos. Isto significa que dos 15 votos, contando com o diretor superintendente, a prefeitura tem de ter 10. Eles estão alterando esta estrutura para que seja maioria simples. O que acontece? Ela vai ter, apenas, 8 votos. E nisso sempre vai ganhar porque os representantes não são paritários. Se você tem 7 dos servidores, 7 do governo e o voto de minerva vai ser da superintendente, nós vamos sempre perder. Então, nós estamos questionando isso.”

Outro ponto levantado por Pastova sobre o Conselho é que, após a posse, ele precisa permanecer por dois anos. De acordo com o sindicalista, a prefeitura quer introduzir um artigo em que os conselheiros eleitos por ela possam ser trocados a qualquer momento.

“Isso significa que se você não votar favorável a ela, ela vai lá e troca e os demais conselheiros permanecem os mesmos, que são aqueles dos servidores. Demonstra que ela quer conduzir que seus representantes votem do jeito que ela quer”

Desmonte, precarização e utilização do Sassom como cabide eleitoral

O 2º Vice-Presidente disse que a reestruturação privilegia os cargos de comissão ao mesmo tempo que extingue os cargos de carreira, o que leva a um encolhimento da estrutura do Sassom. Alexandre também denuncia o uso político que as modificação trazidas pelo PLC 43 acarretará estruturalmente.

“Eles estão reestruturando o Sassom, praticamente, só com cargos de comissão. Vão permanecer no Sassom, apenas os cargos já existentes: de médicos, dentistas, psicólogos, assistente social, auxiliar de enfermagem, técnico de enfermagem e administrativo. Os demais que não estão ocupados, eles estão extinguindo. Com isso você faz com que quebre uma estrutura de crescimento do Sassom para se tornar mais barato, até a consulta para a entidade. O que eles estão fazendo e que é muito perigoso.Eles estão criando um artigo em que autoriza a prefeitura a ceder esses profissionais da administração direta, no caso da saúde, para o Sassom. Então, aquele que é ligado ao prefeito vai trabalhar no Sassom ao invés de trabalhar na UBS do Marincek, por exemplo. Demonstra que eles estão querendo usar como um cabide eleitoral”.

Cargos extintos.

Funcionária de Carreira

Pastova afirma que o sindicato defende que Serviço de Assistência à Saúde dos Municipiários de Ribeirão Preto precisa ser ocupado por cargos técnicos ocupados por servidores de carreiras, inclusive os que forem de comissão.

“A estrutura. A diretora superintendente tem que ser funcionária de carreira, tem que ser contribuinte do Sassom. Do jeito que estão fazendo no PLC 43, ou qualquer outro cargo de comissão, ninguém precisa ser funcionário de carreira. Eles podem colocar qualquer cargo político dentro do Sassom. No nosso entender, o Sassom precisa de cargos técnicos ocupados por servidores de carreira, mesmo os cargos de comissão”.

Indicação política em detrimento da qualificação técnica e de carreira.

Duda Hidalgo

Em sua rede social, a vereadora Duda Hidalgo (PT) comentou a realização da audiência pública sobre o PLC 43/2021 presidida por ela na última segunda-feira. A vereadora afirmou que encaminhará um pedido de retirada do projeto e a sua respectiva representação após ter consultado à categoria e o Conselho. Também informou que a ata da audiência será anexada ao PLC do Sassom e enviada ao gabinete do prefeito.


Nenhum comentário:

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...