Páginas

terça-feira, 15 de junho de 2021

Hortas comunitárias trariam segurança alimentar a Ribeirão Preto

 

A agricultura urbana e periurbana é um projeto da ONU

De autoria do vereador Marcos Papa (Cidadania), Ribeirão Preto já tem, desde junho de 2018, uma lei que estabelece diretrizes para a implantação de hortas comunitárias nos terrenos públicos e particulares da cidade. Só falta que o Executivo implemente a política.

As hortas comunitárias, pertences à agricultura urbana e periurbana, fazem parte de uma política incentivada pela ONU, dentro do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (PNUD), para a geração de renda e consolidação da segurança alimentar nos países em desenvolvimento.

Em Ribeirão Preto um programa como esse, na perspectiva da economia solidária, tocado por cooperativas populares, poderia ser um importante instrumento de geração de renda e segurança alimentar, bastando que a Prefeitura criasse conjuntamente um programa de compras governamentais para a produção, visando a merenda escolar, as entidades filantrópicas e sociais e a distribuição de alimentos nas comunidades.

Temos em Ribeirão centenas de áreas públicas e privadas à disposição, milhares de pessoas precisando de renda, outras milhares precisando de comida, temos a expertise dos assentamentos da fazenda da Barra e a estrutura da Prefeitura, com a Casa Cívil, Coderp, Secretaria do Meio Ambiente e Centro de Formação.

VEJA o debate das hortas comunitárias na Análise da Semana do Blog O Calçadão: https://youtu.be/Okl9aw-sXEA

A economia solidária, através das cooperativas populares, vai bem mais além. As hortas comunitárias podem ser apenas o início do processo que pode encontrar nichos econômicos capazes de trazer renda e desenvolvimento para as periferias.

Ricardo Jimenez - Editor do Blog O Calçadão

Nenhum comentário:

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...