Páginas

quinta-feira, 17 de junho de 2021

Secretário da educação aponta fraude na vacinação de profissionais

     A vacinação dos profissionais da educação segue dando o que falar em Ribeirão Preto e nas cidades da região. Desde que o Governador de São Paulo, João Dória, anunciou na última quarta-feira, 09, o adiantamento da vacinação dos profissionais da educação com idade menor que 47 anos, do dia 19 de julho para a última sexta-feira, 11, estes profissionais aguardavam ansiosos o agendamento da tão esperada dose.

     Na cidade de Sertãozinho, alguns profissionais de uma escola particular conseguiram se vacinar sem agendamento prévio.  A Prefeitura Municipal respondeu por meio de nota que as profissionais foram vacinadas dentro do calendário estipulado pelo Estado, mas fora do prazo do município o que não configuraria fraude. Também afirmou que uma sindicância foi aberta para apurar o caso. Veja aqui.

      Em Ribeirão Preto, o agendamento da vacinação para estes profissionais de 18 a 45 anos, só ocorreu a partir de terça-feira, 15. (Em outro artigo repostado no Blog, publicado pelo professor Leonardo Sacramento, são apontados motivos para este atraso, veja). No entanto, nesse 1º dia foram disponibilizadas apenas 900 vagas, insuficiente para todos os profissionais de educação que atuam na cidade:  professores, gestores, servidores técnicos tanto das escolas públicas municipais e estaduais quanto de escolas particulares.

     Diante da insatisfação, alguns profissionais passaram a reclamar nas redes sociais. Algumas dessas reclamações foram respondidas pelo Secretário Municipal de Educação, Felipe Elias Miguel, que fez graves acusações: sem citar nomes ele diz que há "pessoas se passando por outras, pessoas que não são da educação e até casos de pessoa tomando 3 doses".


Foto: print do Grupo Educação Ribeirão

      É importante ressaltar que o Secretário descreve em seu comentário vários crimes previstos no Código Penal Brasileiro, tais como o crime de falsidade ideológica e estelionato. Também há de se verificar se há agente público envolvido, neste caso, poderia ser enquadrado por peculato e se os casos estão relacionados o que configuraria formação de quadrilha.

      No caso do secretário, é importante que ele prove as acusações que faz nas redes sociais, pois é dever do servidor público se guiar pelos princípios da legalidade, moralidade, impessoalidade, publicidade e eficiência. As acusações são graves e devem ser apuradas.  

     Nesta quinta-feira, 17, a Prefeitura abriu novo agendamento, mas as 4500 vagas foram esgotadas rapidamente. De acordo com a Prefeitura, novo agendamento será aberto nas próximas semanas, mas sem data definida.

Por Ailson Cunha

Nenhum comentário:

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...