Páginas

quinta-feira, 17 de junho de 2021

O que justifica a morte de 97 pessoas fora do ambiente hospitalar em Ribeirão?

 


Um dos aspectos importantes nos dados (ou na ausência deles) sobre a Covid-19 em Ribeirão Preto é referente à falta de leitos e à espera de internação por excesso de ocupação. Este número não é divulgado pela administração municipal.

A fila de espera por vagas é organizada pela Central de Regulação de Ofertas e Serviços da Saúde (CROSSS) e o acesso é limitado à administração pública, assim, este indicador não é divulgado de maneira transparente pela Prefeitura, limitando o acesso à informação até para os profissionais da rede municipal de saúde. 

É importante observar um índice preocupante: no ano de 2020, Ribeirão registrou 42 óbitos por Covid-19 fora do ambiente hospitalar. Já nos primeiro 6 meses de 2021, o número salta para 97, o dobro! 

https://transparencia.registrocivil.org.br/especial-covid

O que justifica a morte por Covid-19 fora de ambiente hospitalar?

No início do mês de junho, o Tribunal de Justiça de São Paulo determinou a transferência dos pacientes com Covid-19 em estado grave para as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). A decisão ocorreu quando foram registrados 33 pacientes na fila de espera por vagas em UTIs/Covid.

A Juíza destacou: "o direito à saúde é indissociável do direito à vida, e sem tratamento de saúde adequado aos pacientes acometidos de Covid-19, que aguardam leitos em UTI/Covid, há sério risco de agravamento da doença levando-os a óbito".

É inadmissível uma cidade como Ribeirão Preto, um dos maiores polos de medicina do Brasil, um paciente morrer por falta de vaga hospitalar.

Comitê de Enfrentamento e Combate à Pandemia de Ribeirão Preto

Nenhum comentário:

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...